Apesar do uso de inteligência artificial na arte ainda ser uma discussão polêmica, inegavelmente ela foi essencial para a produção de um dos lançamentos mais surpreendentes dos últimos anos. Afinal, com o auxílio da ferramenta, foi possível lançar a primeira música inédita dos Beatles em anos.
Gravada originalmente em 1978 como uma demo solo de piano e vocal por John Lennon, a música “Now And Then” só foi finalizada em novembro do ano passado. E agora, em 2024, ela finalmente foi tocada ao vivo pela primeira vez na atual turnê de Paul McCartney.
Antes de seu show realizado em Montevidéu na última terça-feira (1), o músico foi visto tocando a canção durante o ensaio para o show. Até que quando Macca finalmente subiu no palco do Estádio Centenário, ele tocou “Now And Then”, levando o público ao delírio. Confira o momento abaixo:
Durante a execução da canção, foi exibido um vídeo no fundo do palco que compilou diversas cenas dos Beatles mais jovens, além de cenas do videoclipe oficial, que também foi lançado no ano passado. Além de McCartney, o baterista Ringo Star também participou das gravações.
“Now And Then” estava gravada em uma fita cassete, que foi entregue por Yoko Ono à Macca, Ringo e George Harrison por volta de 1994. Por conta das limitações tecnológicas, a canção levou anos até ser finalizada, mas o uso de IA concretizou esta possibilidade.
“Got Back Tour” no Brasil: detalhes sobre os shows de Paul McCartney
Pouco tempo após sua última passagem, Paul McCartney voltará novamente ao Brasil com a Got Back Tour, onde o lendário músico revisita toda a sua carreira. Neste mês de outubro, ele fará três apresentações no país, sendo duas delas no Sudeste e uma no Sul.
Nos dias 15 e 16 de outubro, Macca se apresentará em São Paulo, no Allianz Parque, e no dia 19 de outubro ele irá para Florianópolis, no Estádio Ressacada. Os ingressos, que estavam custando a partir de R$ 225, estão sendo vendidos no site da Eventim e estão praticamente esgotados.
No fim de sua última passagem pelo Brasil em dezembro do ano passado, McCartney se despediu com um “até a próxima” do público, indicando que ele poderia retornar. Porém, ainda não se sabe se os shows de 2024 podem ser os últimos da carreira do músico, que já está com 82 anos.