Astronauta revela quais são os filmes mais reais sobre o espaço
Independente dos avanços da tecnologia na indústria audiovisual, o universo sempre será um cenário cuja representação fiel é extremamente complexa. Afinal, trata-se de algo em constante mudança, com diversos elementos extremamente difíceis de serem representados em tela.
Contudo, não é difícil produzir um bom filme espacial, mesmo que a precisão não seja totalmente atingida. Até porque, a viagem rumo às estrelas é constituída de várias etapas, incluindo as relações humanas que envolvem esta experiência.
A astronauta Nicole Stott, que trabalhou como consultora para a comédia Uma Astronauta Quase Perfeita, estrelada por Emma Roberts, recentemente compartilhou em entrevista ao portal Movieweb quais são os filmes que melhor representam a realidade de sua profissão. Confira:
Perdido em Marte
Segundo Nicole, embora os seres humanos ainda não tenham explorado Marte, o filme de Ridley Scott se dedica intensamente em representar de forma fiel o que já foi descoberto sobre o local. A trama acompanha um astronauta que acaba preso no planeta vermelho e os esforços da NASA para resgatá-lo.
Gravidade
Embora hajam algumas imprecisões científicas em sua história, Nicole destacou que em determinados momentos, o longa de Alfonso Cuarón apresenta diversos momentos parecidos com a experiência real. O filme acompanha dois astronautas tendo que sobreviver após serem atingidos por destroços no espaço.
Uma Astronauta Quase Perfeita
Para Nicole, o maior trunfo do filme está nas relações entre os seres humanos que estão prestes a viver a experiência da viagem espacial. Na trama do filme de Liz W. Garcia, uma jovem garçonete que sempre sonhou em ir ao espaço ganha sua grande chance quando sua amiga “enfeita” seu currículo.
Considerando o argumento da astronauta no último filme, Nicole destacou que existem outros filmes que conseguem representar bem os sentimentos e interações das equipes durante uma viagem, e isso também pode ser visto em produções como Heróis Fora de Órbita e RocketMan, por exemplo.