Astro da Globo dublou o Manda-Chuva e quase ninguém sabe
Um astro da TV Globo dublou o personagem Manda-Chuva na animação que aconteceu nos anos de 1961 e 1962 e quase ninguém sabe sobre esse fato. O personagem é uma criação da dupla William Hanna e Joseph Barbera, que fez história com a criação de diversos outros personagens. O Manda-Chuva é um gato que lidera uma gangue de sua espécie na rua e sempre está tentando ganhar algo de forma ilegal.
O ator que fez a primeira dublagem do Manda-Chuva foi Lima Duarte, histórico intérprete da maior emissora da América Latina. O nome verdadeiro do ator é Ariclenes Venâncio Martin, porém, sempre usou “Lima Duarte” como nome artístico desde que iniciou no meio por sugestão de sua própria mãe.
Lima Duarte tem 93 anos. Nascido em 29 de março de 1930, tinha 31 anos quando dublou e quando foi lançada a animação do “Manda-Chuva”. Além disso, ele também fez a dublagem de outros personagens criados por Hanna-Barbera, como Wally Gator, o Dum-Dum de “Tartaruga Touché”, Catatau (Zé Colmeia), Pepe Legal, Alfie Gator (Patinho Duque) e Hans Beckert (Peter Lorre), em “M – O Vampiro de Düsseldorf“
O astro global iniciou a sua carreira na rádio, onde, na época, havia novelas, e a televisão no Brasil ainda estava surgindo aos poucos com as emissoras e produções. Lima começou seu trabalho na TV Tupi, a primeira emissora do Brasil, e logo depois de algum tempo foi contratado pela Rede Globo de Televisão como diretor, devido ao sucesso de algumas novelas feitas por ele na década de 60, e ficou ali por muitos anos.
Onde assistir “Manda-Chuva”?
A animação de “Manda-Chuva” pode ser assistida de forma exclusiva na HBO Max. Leia a sinopse da série animada do personagem da Hanna-Barbera:
“Manda-Chuva é o líder de uma gangue de gatos de rua: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. Eles estão sempre tentando ganhar dinheiro por meio de algum golpe ilegal e são perseguidos pelo Guarda Belo, que tenta expulsá-los do beco onde vivem.”