Em 2016, estreou nos cinemas mundiais o filme “Assassin’s Creed” e levou para as telonas uma adaptação da série de videogames de mesmo nome, que também tinha intenção de virar uma franquia cinematográfica. Mas, as coisas não saíram como o planejado e, ao que tudo, Assassin’s Creed 2 não vai acontecer.
No primeiro filme, os fãs puderam acompanhar a história de Callum “Cal” Lynch, no qual foi interpretado por Michael Fassbender. O personagem viaja de volta no tempo para o século XV para tentar extrair informações de seus ancestrais. Ele só consegue fazer isso por conta das memórias genéticas de seu DNA, no qual também o faz se tornar um lutador especialista, assassino e corredor livre.
Motivos do cancelamento de Assassin’s Creed 2
Quando estreou nos cinemas, a produção teve uma recepção baixa e foi criticada pelos fãs da franquia de videogame e pela crítica especializada. No Rotten Tomatoes, seu índice de aprovação foi de apenas 18%, pois foi considerado que a adaptação cometeu muitos erros que implicaram na história.
Com um orçamento de US$ 125 milhões, o filme arrecadou US$ 240 milhões em todo o mundo, um faturamento bem abaixo do esperado. Durante a exibição nos cinemas, os produtores cogitaram fazer mais dois filmes, sendo que o segundo seria ambientado na Guerra Fria, tendo um certo potencial de melhorar a franquia. Mas, infelizmente, o filme Assassin’s Creed 2 nunca se materializou.
Quem desenvolveu o filme foi a 20th Century Fox e estava disposta a investir em novos filmes. Mas, com a baixa bilheteria, não havia muito que pudesse, principalmente depois que a Disney adquiriu a Fox em 2019. Na época, a Disney cancelou dezenas de projetos da Fox em desenvolvimento, dois dos quais eram as sequências de Assassin’s Creed.