A primeira temporada da série mostra Mehmed II, interpretado por Cem Yigit Uzumoglu, enquanto ele reivindica o trono do Império Otomano e torna-se o Sultão. Como consequência, acontece uma batalha épica para tomar a capital bizantina de Constantinopla.
Agora, no segundo ano da série, Constantinopla virou Istanbul e temos um salto até 1461. Com ainda mais poder, Mehmed o Conquistador acumulou inimigos e um deles ganhou destaque. O voivoda da Valáquia, Vlad III, promete invadir o Império Otomano e conquistar grande parte da Europa.
Vlad III, também conhecido como Vlad Drácula, e seu irmão mais novo, Radu, cresceram como reféns do Império Otomano em prova da lealdade de seu pai. Após muitos anos, Vlad assumiu como voivoda e deixou de pagar tributos para o Império Otomano, travando as relações amigáveis entre os dois estados.
O que acontece com Vlad Drácula?
Como uma mensagem para o Sultão, Vlad empala os emissários enviados por ele. Assim, começa a guerra contra o Império Otomano. Vlad invade a Bulgária e Mehmed planeja um ataque direto contra a Valáquia.
No fim da temporada, vemos o evento conhecido como o “Ataque da Noite”. Vlad vai até o acampamento otomano vestido como o exército inimigo e travando uma batalha de muitas horas. Porém, os otomanos saíram vitoriosos por conta de sua força e números.
Vlad não consegue matar Mehmed e foge da cena. Deixando para trás um rastro de corpos. Radu, seu irmão, assume o trono da Valáquia. Embora não vemos o assassinato de Drácula, somos apresentados a uma cena que conclui a guerra entre os dois. 15 anos após a batalha, um dos soldados de Mehmed leva a cabeça de Drácula sendo entregue à Mehmed.