Na última quinta-feira, dia 29 de dezembro, a Netflix lançou a segunda temporada do drama histórico turco Ascensão: Império Otomano, de Emre Sahin. A estreia da produção original da plataforma ocorreu mundialmente e conta com seis episódios.
A primeira temporada da série mostra Mehmed II, interpretado por Cem Yigit Uzumoglu, enquanto ele reivindica o trono do Império Otomano e torna-se o Sultão. Como consequência, acontece uma batalha épica para tomar a capital bizantina de Constantinopla.
Já na nova temporada, anos depois do acontecimento da batalha por Constantinopla, Mehmed, o Conquistador, terá pela frente uma batalha contra Vlad III, vivido por Daniel Nuta, o Sultão de Valáquia. Enquanto seu irmão mais novo, Radu, aceita submeter-se às ordens de Mehmed, Vlad busca sair de sua situação de refém do Império Otomano, massacrando milhares de turcos e búlgaros.
Quem foi Vlad Drácula?
Vlad III também é conhecido por outros nomes, como Vlad, o Empalador, e Vlad Drácula. Príncipe da Valáquia, região da atual Romênia, Vlad e seu irmão mais novo, Radu, foram feitos reféns do Império Otomano por anos, até que Radu e Mircea, irmão mais velho, foram assassinados pelo voivoda da Transilvânia – à época parte do Reino húngaro.
Vlad partiu para a guerra, invadindo a Valáquia com o apoio otomano. A paz retornou até que, em 1460, Mehmed II ordenasse que fossem pagos tributos. O voivoda da Valáquia não aceitou e empalou os emissários enviados pelo sultão.
Mehmed invadiu a Valáquia e Vlad buscou auxílio na Transilvânia com Matias Corvino, rei da Hungria, no final de 1462. Matias o aprisionou e foi então que suas histórias de crueldade passaram a se espalhar pela Europa.
Séculos depois, as histórias de Vlad serviram de base para que Bram Stoker escrevesse, em 1897, seu mais célebre livro: Drácula.
A segunda temporada de Ascensão: Império Otomano está disponível na Netflix.