Por mais que pareçam um artifício do cinema atual, as cenas pós-créditos existem na história do audiovisual desde a década de 1960, com um dos primeiros registros tendo sido realizados no filme O Agente Secreto Matt Helm de 1966. Mas com o tempo, elas se tornaram um recurso muito comum.
Embora seja ideal que os filmes encerrem sua história ao longo de sua duração estabelecida, é inegável que uma boa cena pós-créditos é capaz de intensificar a experiência. Por isso, conheça 5 destas cenas que podem ser consideradas as melhores da história do cinema.
Guardiões da Galáxia Vol.2
A famosa cena do filme que é considerado um dos melhores do Universo Cinematográfico da Marvel confirma uma teoria antiga dos fãs de que Stan Lee é uma espécie de “agente” dos Observadores, e um personagem dentro do UCM. Ele é visto explicando sua jornada antes de ser deixado sozinho.
Homem-Aranha: Longe de Casa
A cena pós-créditos do segundo filme da trilogia de Tom Holland surpreende por fazer o que nenhum outro filme do herói fez antes. Após Peter deixar MJ, uma notícia urgente é divulgada por J.J. Jameson em um telão, mostrando um vídeo em que Mysterio revela a identidade de Peter para o mundo.
Anjos da Lei 2
Embora não seja necessariamente uma “cena pós-créditos”, o final de Anjos da Lei 2 apresenta uma montagem onde são exibidas diversas falsas continuações para a história, incluindo uma em que os policiais devem se infiltrar em uma faculdade de medicina, de arte, academia de dança, entre outras.
Curtindo a Vida Adoidado
Possivelmente uma das cenas pós-créditos mais emblemáticas do cinema, o momento mostra Ferris Bueler quebrando a quarta parede enquanto sai do banheiro, mandando o público ir para casa. Esta cena chegou a ser referenciada em Deadpool, de 2016, com o mercenário tagarela imitando-a.
Homem de Ferro
Esta pode ser considerada uma das cenas pós-créditos mais promissoras do cinema, pois quando Tony Stark volta para casa, ele encontra Nick Fury no local, que o convoca para a iniciativa Vingadores, confirmando que o Homem de Ferro não era o único herói daquele universo.
Fonte: Collider