Lançada em 2019, Aruanas é uma das principais produções da Globoplay, chegando até mesmo a ser reproduzida na TV Globo poucos meses depois, com uma distribuição ainda maior. A série conta com Taís Araújo, Leandra Leal, Débora Falabella e Camila Pitanga nos papéis principais e tem duas temporadas completas.
Na trama, acompanhamos três líderes de uma ONG que investigam crimes ambientais na Amazônia. O trio luta pela preservação do meio-ambiente e precisa lidar com um complexo universo de segredos, ideologia e dramas pessoais.
Porém, muitos se perguntam o motivo pelo qual a série se chama Aruanas. Afinal, o que significa essa palavra?
A palavra tem origem na língua tupi, um dialeto arcaico falado por praticamente todos os povos tupis que habitavam a região litorânea do Brasil. “Aruana” significa “sentinela da natureza”, o que faz total sentido com a proposta da série.
Aruanas: saiba mais sobre a série
Lançada em 11 idiomas, Aruanas é uma obra livremente inspirada em fatos reais, tendo como base a situação da preservação da Amazônia e dos crimes ambientais que acontecem no local. O lançamento da série contou com uma campanha de impacto com intuito de aumentar o espírito ativista do público.
Para atingir tal feito, a Maria Farinha FIlmes, co-criadora de Aruanas, realizou uma parceria com importantes instituições, como a WWF, Anistia Internacional, Global Witness e Greenpeace, que é parceiro técnico da produção.
Confira abaixo o trailer de Aruanas, já disponível na Globoplay.