Em 2006, estreou nos cinemas o primeiro filme da franquia “Arthur e os Minimoys”, uma trama francesa que teve como base os dois primeiros livros infantis ‘Arthur and the Minimoys e Arthur and the Forbidden City’, de Luc Besson. Inclusive, o autor original também participou da trama, sendo diretor, roteirista e produtor.
Na trama, conhecemos Arthur (Freddie Highmore), um garotinho de 10 anos que descobre que a casa de avó será destruída e decide embarcar na missão de impedir isso. Ele é bem próximo da avó, além de ser fascinado por suas histórias, sobre a terra dos Minimoys, o pequenino povo que habita seu jardim. Acreditando que pode encontrar eles, Arthur decide ir atrás desses seres mágicos e do tesouro que está escondido.
Mas, Arthur é surpreendido quando descobre que a terra dos Mimimoys também está ameaçada, fazendo com que o garotinho se envolva nessa missão, de ajudar princesa Selenia a enfrentar o vilão Maltazard.
A animação não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do Apple TV.
Mais detalhes de Arthur e os Minimoys
Quando estreou nos cinemas, o primeiro filme foi um sucesso de bilheteria e arrecadou cerca de US$ 107,9 milhões em todo o mundo. Diante desse bom resultado, os produtores decidiram dar continuidade e desenvolveram mais dois filmes da franquia, além de um spin-off. A história também ganhou outras formas de adaptação, como em séries e até videogames.
Apesar da boa recepção com o público, a trama não agradou a crítica e a animação possui apenas 22% de aprovação no Rotten Tomatoes. Para o Los Angeles Times, o crítico Alex Chun, escreveu: “O diretor Luc Besson admite que não sabia nada sobre animação antes de iniciar este projeto, e isso fica evidente”.