Disponível no catálogo da Netflix, o filme Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, dirigido por Gustavo Fernandez, apresenta a intrigante história de um médium de Minas Gerais que alegava realizar curas espirituais incorporando o espírito de um médico alemão do século passado.
Apesar de surpreendente, a história apresentada pelo filme é real, baseada na vida de José Pedro de Freitas, também conhecido como “Zé Arigó”. Nascido em 18 de outubro de 1922 na cidade de Congonhas, o médium ficou conhecido por “operar” seus pacientes com um canivete.
Isso porque seu trabalho era guiado pelo espírito do Doutor Adolph Fritz, um médico alemão, desencarnado durante a Primeira Guerra Mundial, que supostamente passou a operar através de Arigó, que começou a atender pacientes no Centro Espírita Jesus Nazareno.
Mas vale destacar que a entidade não era exclusiva de Arigó, uma vez que outros médiuns também afirmaram receber orientações do médico alemão, e entre eles, está João de Deus, o religioso de Abadiana, em Goiânia, que foi condenado por crimes sexuais durante seus atendimentos espirituais.
Ainda assim, Arigó é um dos mais conhecidos receptáculos do médico, apesar das diversas controvérsias. Ele foi processado pelo Conselho de Medicina e condenado duas vezes por exercício ilegal da profissão. Em 1971, Arigó faleceu em um acidente de carro, mas sua história foi divulgada para o mundo.
Mais sobre Predestinado: trama, elenco e onde assistir
Zé Arigó era um homem simples, que morava junto de sua esposa, Arlete, em Minas Gerais. Na década de 1950, ele se tornou um símbolo de esperança após enfrentar uma experiência espiritual que mudou sua vida para sempre, em uma época em que a religião espírita não era tão conhecida no país.
Após Arigó se tornar o receptáculo de um médico alemão conhecido como Dr. Fritz, ele realizou inúmeras cirurgias espirituais em pessoas do Brasil e do mundo, enfrentando a desaprovação da Igreja Católica e das autoridades civis, mas sendo reconhecido pelo povo.
O filme é protagonizado por Danton Mello no papel de Arigó, acompanhado por nomes como Juliana Paes, Marcos Caruso, Alexandre Borge, Cássio Gabus Mendes, Marco Ricca, James Faulkner, Antonio Saboia, entre outros. Predestinado está disponível exclusivamente na Netflix. Assista ao trailer: