Quando se fala em Bob Esponja, é impossível não se lembrar do estrondoso sucesso do desenho da Nickelodeon, criado por Stephen Hillenburg em 1999, e que consagrou na cultura pop personagens como Bob, Patrick Estrela, Lula Molusco, Sirigueijo, Sandy Bochechas, entre outros.
O desenho havia sido disponibilizado pela Netflix há algum tempo e, obviamente, conseguiu uma posição de destaque entre as exibições da plataforma. Porém, no ano passado, o programa deixou o catálogo da plataforma sem nenhuma cerimônia.
Logicamente, a situação causou indignação no público que é fã do desenho, o que desencadeou uma série de reclamações contra a Netflix em sites como o Reclame Aqui. Como justificativa, o streaming apontou que a remoção se deu por questões contratuais de licenciamento.
Porém, para a alegria dos espectadores, após muita insistência, o desenho retornou à plataforma no dia 15 deste mês. Por outro lado, apenas 3 das 13 temporadas do programa foram disponibilizadas, sendo elas as temporadas 5, 6 e 7, lançadas de 2006 a 2009.
Demais produções envolvendo o personagem, incluindo seus filmes, podem ser assistidos em plataformas como a Paramount+ e Telecine Play (apesar de Bob Esponja: O Incrível Resgate, de 2020, também estar no catálogo da Netflix).
Enquanto isso, outras temporadas do desenho podem ser assistidas através do YouTube, através de compilados de episódios feitos por canais oficiais ou repostados por usuários da plataforma.
Mais sobre Bob Esponja: desenho clássico de volta à Netflix
O desenho acompanha uma esponja-do-mar, chamada Bob Esponja Calça Quadrada, que mora com o seu caracol de estimação, Gary, na Fenda do Biquíni, no fundo do oceano. Ele trabalha no Siri Cascudo, um famoso restaurante comandado pelo ganancioso Sr. Sirigueijo.
Nas horas vagas, Bob Esponja vive arrumando confusões com seu melhor amigo, a estrela-do-mar Patrick, além de viver diversas aventuras lunáticas em alto mar junto de outros de seus amigos como Lula Molusco e Sandy Bochechas.
O elenco de dublagem original da série conta com nomes como Tom Kenny, Bill Fagerbakke, Rodger Bumpass, Clancy Brown e até mesmo o próprio criador do desenho, Stephen Hillenburg. No Brasil, o personagem ficou famoso na voz de Wendell Bezerra, acompanhado de grande elenco.