Apesar de O Exorcista, dirigido por William Friedkin ser um clássico do terror, sabe-se que todas as tentativas posteriores de reviver a franquia foram um grande fracasso. E isso vale para a multimilionária trilogia de David Gordon Green, que foi mal recebida ainda no primeiro filme, O Devoto, de 2023.
Contudo, a Universal Pictures e a Blumhouse parecem estar longe de darem o braço a torcer, principalmente após anunciarem um novo nome para comandar a sequência. Conhecido por seu trabalho em séries de sucesso como A Queda da Casa de Usher, o nome da vez é o do cineasta Mike Flanagan.
Mas apesar de um histórico aclamado, que inclui outras séries como Missa da Meia-Noite, A Maldição da Mansão Bly e A Maldição da Residência Hill, além de filmes como Doutor Sono e Hush – A Morte Ouve, Flanagan revelou estar “apavorado” em comandar um filme da clássica franquia de terror.
“Especificamente sobre O Exorcista, estou apavorado. A franquia teve alguns altos e baixos”, apontou o cineasta durante sua participação no festival ATX na última sexta (31). Ele também destacou a importância da série baseada na história, que acabou não tendo uma grande audiência.
“Eu diria que a série de TV [disponível no Prime Video] é um dos ‘altos’ com tranquilidade, eu achei que foi simplesmente brilhante”, completou Flanagan (via Slashfilm).
A trilogia “O Exorcista” será cancelada?
Com a chegada de Flanagan na cadeira da direção, acreditava-se que o cineasta comandaria um filme totalmente novo, fora do planejamento original de uma “nova trilogia” para O Exorcista. Mas aparentemente, ele será responsável por conduzir a sequência do longa de 2023.
Intitulado de “The Exorcist: Deceiver” (ou “O Exorcista: O Enganador“, em tradução livre), o filme ainda não teve seu enredo revelado. Mas é inegável que, com a saída de Green, certamente ele precisará passar por adequações, que foram devidamente acatadas por Jason Blum, o CEO da Blumhouse.
“A voz e a visão de Mike são indispensáveis para os fãs de terror e estamos entusiasmados em recebê-lo de volta à Blumhouse. Eu respondi imediatamente à nova visão de Mike sobre o mundo de O Exorcista e mal posso esperar para que o público a experimente”, declarou Blum à Variety.
O Exorcista: O Devoto está disponível no catálogo do Prime Video, assim como as duas continuações diretas do longa original lançadas em 1977 e 1990 e o seriado citado por Flanagan. Já o filme de William Friedkin está disponível no catálogo da Max.