Aos 82 anos, Hayao Miyazaki recebe sua primeira indicação ao Globo de Ouro
Com cerca de 50 anos de carreira, o diretor, roteirista e animador japonês Hayao Miyazaki, conhecido por clássicos como “A Viagem de Chihiro” (2001), “Princesa Mononoke” (1997) e “Meu Amigo Totoro” (1988), recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro pela animação “O Menino e a Garça” (2023). Também é a primeira vez do estúdio Ghibli, co-fundado por Miyazaki, no prêmio.
- O Menina e a Garça (Ghibli)
- Elementos (Walt Disney Studios Motion Pictures)
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony Pictures Releasing)
- Super Mario Bros. O Filme (Universal Pictures)
- Suzume (Crunchyroll / Sony Pictures Entertainment)
- Wish: O Poder dos Desejos (Walt Disney Studios Motion Pictures)
Confira todos os indicados ao Globo de Ouro aqui.
O longa também é um dos principais cotados para a categoria de Melhor Animação no Oscar 2024.
Apesar de nunca ter concorrido antes ao Globo de Ouro, o cineasta japonês já venceu um Oscar há 20 anos, por “A Viagem de Chihiro”. Ele foi indicado mais duas vezes, por “Vidas ao Vento” (2013) e “O Castelo Animado” (2004), e foi homenageado com um Oscar Honorário em 2015.
Saiba mais sobre “O Menino e a Garça”, novo filme de Hayao Miyazaki
“Baseado no livro de Genzaburo Yoshino de 1937, conta a história de um menino de 15 anos em uma jornada para descobrir o crescimento espiritual, a pobreza e o significado da vida com a ajuda de seu tio, cujo conselho é comunicado a ele por um diário” (sinopse divulgada pelo Studio Ghibli Brasil).
Este é o primeiro filme do diretor em dez anos desde “Vidas ao Vento” (2013). O longa já vinha sendo produzido desde julho de 2016.
“O Menino e a Garça” (“The Boy and The Heron”, em inglês) estreou nos EUA na última sexta (8) e liderou as bilheterias do fim de semana, arrecadando US$ 12,8 milhões em seu primeiro fim de semana, o maior lançamento da história do estúdio e do diretor no país.
Fonte: The Hollywood Reporter, Studio Ghibli Brasil e CinePOP.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.
Vidas ao Vento concorreu ao Globo de Ouro (segundo minhas pesquisas), na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”. Então essa não é a primeira indicação do Hayao Miyazaki na premiação. 2024 foi o primeiro que ele ganhou, mas não o primeiro a ser indicado…