A internet tornou-se uma grande vitrine. Devido à facilidade de propagação de conteúdo, é possível encontrar de tudo nos infinitos sites disponíveis através da rede mundial de computadores, que vão desde produtos bizarros à músicas esquisitas e misteriosas.
E justamente neste segundo nicho, um anúncio do YouTube vem assombrando usuários da plataforma. Apesar de ser uma música cantada em inglês, o anúncio vem aparecido no Brasil também, e mostra o vídeo de um homem cantando e dançando enquanto uma filmagem da catedral de Notre Dame em chamas é exibida de fundo.
Para piorar, o homem, que apresenta uma atuação muito peculiar no vídeo, canta a música fora do tom, causando ainda mais estranhamento para quem assiste. Além disso, a edição insere junto do cantor vídeos aleatórios de mulheres dançando ou reclamando.
Porém, a situação é um pouco mais simples do que parece: o cantor, que se apresenta como Dr. Don, explica na descrição do vídeo original que resolveu escrever a música como uma reflexão que teve enquanto via notícias sobre o incêndio na catedral de Notre Dame em Paris.
Na canção, ele critica o governo francês e a igreja católica pela demora na resolução do problema, e reclama da quantidade de burocracia enfrentada pelos bombeiros para salvar a catedral. Por fim, ele explica que a música reflete suas emoções enquanto assistia à queima da catedral. Ouça abaixo:
Quem é Dr. Don: o cantor por trás da música sobre Notre Dame em chamas
Em seu perfil no YouTube, é possível achar a biografia do homem chamado Dr. Don. Segundo a descrição, ele é um cantor, compositor, pianista e guitarrista de Seattle, nos Estados Unidos. A descrição só não explica o motivo de ele utilizar o “doutor” no nome.
Em suas influências, Dr. Don aponta estilos como pop/rock com raízes na música eletrônica e synthpop, assim como hip-hop e hard rock. Já suas letras incluem temas como amor, política, amizade e tempos difíceis, o que explica a motivação para fazer uma música sobre Notre Dame em chamas.
Inclusive, essa não é a única música divulgada pelo artista, que conta com diversos outros videoclipes em seu canal do YouTube, além de ter suas músicas disponíveis em diversas plataformas de streaming como Deezer, Apple Music e Spotify.