Recentemente, a Netflix disponibilizou em seu catálogo o filme “Amor Esquecido”, uma produção polonesa que está conquistando o público do streaming, ocupando o quinto lugar no Top 10 da semana. Estrelado por Leszek Lichota e Maria Kowalska, acompanhamos no drama a história de Rafal Wilczur (Lichota), um conceituado cirurgião e professor que, depois de ser abandonado pela esposa, é assaltado e perde a memória.
Quando ele se muda para um pequeno vilarejo, em uma aldeia rural, Rafa acaba realizando uma cirurgia bem-sucedida em um garoto, mesmo não lembrando dos procedimentos médicos. Isso faz com que ele seja reconhecido como o curandeiro no local. Anos mais tarde, o protagonista reencontra sua filha, Maria Jolanta (Kowalska), e vê nela uma chance de redenção.
Amor Esquecido é baseado em fatos reais?
O filme foi dirigido por Michal Gazda e teve o roteiro assinado por Marcin Baczynski, Mariusz Kuczewski e Tadeusz Dolega-Mostowicz. Apesar de ser uma história emocionante, a produção não foi baseada em fatos, mas, sim, no clássico romance chamado ‘Znachor’, de Tadeusz Dołęga-Mostowicz, publicado em 1937.
Além disso, a mesma história já havia sido adaptada anteriormente, fazendo com que o filme da Netflix seja um remake. Em 1937 e 1982 foram lançados dois filmes, com o mesmo título.
Em relação à recepção da crítica, o filme vem recebendo boas notas, como no IMDb, no qual recebeu a nota de 7,4 com base em 187 considerações. Nos portais internacionais, algumas análises foram divulgadas, como no Leisure Byte, onde a jornalista Shabnam Jahan exaltou a produção afirmando que é “um conto atemporal de família e identidade”.