Estrelado por Anne Hathaway e Laurence Fox, o filme “Amor e Inocência” é uma obra do gênero drama romântico-biográfico, que contou com a direção de Julian Jarrold. A trama traz a história sobre a juventude da autora britânica Jane Austen, que foi roteirizada por Kevin Hood e Sarah Williams baseado no livro “Becoming Jane Austen”, de Jon Hunter Spence, e em cartas da própria Jane.
Ambientada em 1795, a história acompanha Jane Austen (Hathaway), quando tinha 20 anos e estava começando a se destacar como escritora. Em uma realidade em que as mulheres não tinham profissões, enquanto Jane queria desvendar o mundo e escrever, os seus pais queriam que ela se casasse com um homem rico, que pudesse assegurar o seu status perante a alta sociedade. O principal candidato é o Sr. Wisley (Fox), neto da aristocrata Lady Gresham (Maggie Smith), mas Jane se interessa pelo malandro Tom Lefroy (James McAvoy), cuja inteligência e arrogância a provocam.
O filme não está na Netflix e infelizmente em nenhum outro serviço de streaming.
Mais informações de “Amor e Inocência”
Lançado em 2007, o filme trouxe para os cinemas como uma carta estraga os planos do casamento de Jane e ela aceita o pedido de outro rapaz. Existem rumores de que esse fato teria inspirado o renomado romance “Orgulho e Preconceito”, uma das principais obras literárias de Jane.
Apesar da tentativa de trazer a história de uma das escritoras mais famosas, o filme não teve uma grande recepção com a crítica especializada. No Metacritic, o longa-metragem possui 55% de aprovação, com base em 34 avaliações profissionais.