Baseado no mangá homônimo de Yukito Kishiro, o filme Alita: Anjo de Combate foi lançado em 2019, e traz para as telas uma versão live-action do enredo futurista sobre a caçadora de recompensas cibernética sob comando do diretor Robert Rodriguez.
O filme conta foi escrito em uma parceria entre o próprio diretor com Laeta Kalogridis e James Cameron, o cineasta por trás da franquia Avatar. Mas mesmo assim o roteiro se tornou alvo de críticas por parecer confuso para o público. Por isso, o enredo de Alita será melhor desenvolvido abaixo.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Após ter sido restaurada, Alita passa a trabalhar como caçadora de recompensas contra a vontade do Dr. Ido, mas posteriormente ela decide participar de uma competição de Motorball, afim de ajudar Hugo, por quem ela está apaixonada, a conquistar seu sonho de ir para cidade de Zalem.
Só que na competição em que Alita foi inserida, todos os outros competidores são caçadores de recompensas contratados por Vector, um empresário a mando do Dr. Nova, para matá-la. Apesar dela conseguir se salvar com suas habilidades superiores, Hugo está em correndo perigo nas mãos de Zapan.
O rapaz acaba sendo gravemente ferido, e Chiren, ex-esposa de Ido, consegue salvar Hugo, conectando sua cabeça no coração de Alita. Eles deixam o local Ido transplanta a cabeça de Hugo em um corpo ciborgue. A partir deste ponto, eles já descobrem que nenhum cidadão de Iron City irá para Zalem.
Após enfrentar Vector, Alita está em busca de Nova. Enquanto isso, Hugo tenta desesperadamente escalar um tubo de fábrica em direção a Zalem. Por mais que Alita insista, ele continua tentando subir, até que Hugo é rasgado ao meio por um mecanismo de defesa da estrutura.
Alita não consegue salvá-lo, mas se inspira em tudo o que Hugo mudou nela para seguir sua vida. Ela se torna a estrela do torneio Motorball, mas aponta sua espada para Zalem, deixando um recado para que Nova entenda que ela ainda irá se vingar.
Alita: Anjo de Combate terá continuação?
O final de Alita: Anjo de Combate termina em aberto, com a jura da personagem servindo de gancho para uma sequência. E desde o ano passado, surgiram rumores de que uma continuação para a história seria desenvolvida. E para o produtor Jon Landau, é possível desenvolver mais do mundo do filme.
“[…] Certa noite, [Alita] passou na HBO, Jim assistiu e me ligou depois de assistir. Ele disse: ‘Jon, Alita estava no ar, decidi assistir. É um bom filme.’ (risos) E é! Então, quero definitivamente poder fazer mais nesse mundo”, declarou o produtor, em entrevista ao portal MovieWeb.
Entretanto, até o momento, não houveram mais movimentações a respeito de um novo filme de Alita. Mas enquanto isso, é possível reassistir ao primeiro filme, que está disponível no catálogo do Star+. Assista ao trailer: