Lançado em 2019, o filme “Alerta Vermelho” estreou nos cinemas e trouxe como protagonistas Bae Suzy, ao lado de Lee Byung-hun, Ha Jung. -woo, Ma Dong-seok e Jeon Hye-jin, em uma trama repleta de ação.
Na história, acompanhamos um vulcão situado na fronteira entre a China e a Coreia do Norte, entrando em erupção, algo que não ocorria desde 1903. A situação fica ainda mais grave quando o geólogo Robert Kang (Ma Dong-soo) prevê que as erupções ficaram ainda mais fortes, colocando em risco toda a península coreana. Diante desse desafio, as equipes treinadas de ambos os países, tanto da Coreia do Sul, como do Norte, se unem para uma missão inédita em conjunto para impedir que um desastre aconteça.
Explicação e final de Alerta Vermelho
Para evitar que o desastre aconteça, Jeon Yoo-kyung convoca o seus homens para estudar melhor as atividades do vulcão, através das análises do Robert Kang, que estudou o Monte Baekdu e suas possíveis erupções futuras. Para essa missão, também são convocados Jo In-chang, para ser o capitão, que chama Lee Joon-pyeong, do exército norte-coreano, para fazer parte dessa missão.
Enquanto isso, também acompanhamos a esposa grávida de Jo In-Chang, Choi Ji-young, sozinha em Seul e tentando sobreviver ao desastre. Durante a missão liderada por In-Chang, eles precisam localizar Joon-pyeong, que estava detido em uma prisão norte-coreana, pois ele tem conhecimentos em torno do vulcão.
In-Chang encontra o norte-coreano e ameaça a sua esposa e filha para conseguir informações, fazendo com quem Joon-pyeong guie a equipe de In-chang até uma usina de energia. Um alerta de tsunami é dado em Seul e Choi Ji-young precisa encontrar o caminho para sair da capital e consegue sobreviver à ameaça, sendo resgatada pelos militares dos EUA. Nesse momento, ela conhece o professor Kang, que também estava saindo do país.
Quando vê que precisa ajudar os militares sul-coreanos, o professor decide ficar para evitar a erupção final do Monte Paektu. Na base militar, onde os militares dos EUA assumiram o controle do exército sul-coreano, Yoo-kyun toma uma atitude e rouba os documentos para levar até Kang e Ji-young em um local isolado para entrar em contato com In-chang.
Nos momentos finais, In-chang e Joon-pyeong escapam dos militares norte-americanos e chegam perto da montanha que hospeda o vulcão. Joon-pyeong conhece sua filha assustada e consegue salvar a menina das mãos dos gangsters chineses. Ele consegue entregar o urânio para In-chang, junto com os soldados americanos que também chegam no local.
Nesse meio tempo, Baekdu entra em erupção novamente, provocando mais terremotos, mas a equipe não desiste e In-chang e Joon-pyeong trazem o urânio para uma mina abandonada, local previsto para ocorrer a erupção final. Indo contra o tempo, Joon-pyeong deixa a filha com In-chang e corre para colocar a bomba no local certo. Infelizmente ele é morto durante o processo, mas o plano dá certo e ele consegue impedir que o vulcão entre em erupção novamente, salvando a vida de milhares de pessoas.