Além de Napoleão: 5 filmes sobre Napoleão Bonaparte
Está atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros a aguardada cinebiografia de Napoleão Bonaparte dirigida Ridley Scott (“Gladiador”), com o personagem-título sendo interpretado pelo vencedor do Oscar Joaquin Phoenix (“Coringa”). Confira mais cinco filmes que falam sobre o imperador e general francês que marcou a história da Europa.
Ps: os filmes nem sempre são representações fiéis do que aconteceu na realidade.
“As Novas Roupas do Imperador” (2001)
Escrito e dirigido por Alan Taylor (“Game of Thrones”), este filme é uma comédia que acompanha Napoleão (Ian Holm) após ele ser derrotado e exilado para a ilha de Santa Helena. Lá, ele conhece Eugene (Ian Holm), um homem com problemas de bebida idêntico a ele. Os dois trocam de lugar e Napoleão foge para Paris, onde é obrigado a viver como um cidadão comum, enquanto Eugene se revela mais ambicioso do que qualquer um poderia imaginar.
“Napoleão” (1955)
Este épico francês de três horas de duração relata a vida de Napoleão, de 1769 até 1821, vista através dos olhos de um político cínico e irônico que durante uma época foi seu ministro das relações exteriores.
“Waterloo” (1970)
Não, nós não estamos falando da (incrível) música do ABBA. Neste caso, estamos falando desta co-produção italiana e russa de 1970 (curiosamente falada em inglês). A trama se concentra na Batalha de Waterloo, que marcou o declínio do império de Napoleão. O filme conta com nomes como Orson Welles (“Cidadão Kane”), Christopher Plummer (“Todo o Dinheiro do Mundo”) e Rod Steiger (“Sindicato de Ladrões”), e venceu dois prêmios no BAFTA, o “Oscar britânico”.
“Guerra e Paz” (1965)
Baseado no clássico da literatura russa de Liev Tolstói, esse filme russo pode não focar na vida de Napoleão, mas, mesmo com um tempo de tela limitado, sua presença é fundamental na história, que retrata várias famílias da aristocracia russa se preparando para a invasão do exército francês.
“Désirée, o Amor de Napoleão” (1954)
O icônico ator Marlon Brando (“O Poderoso Chefão”) interpreta o personagem histórico neste filme de 1954. A trama foca no romance dele com Désirée Clary, que se tornou rainha da Suécia após seu envolvimento com o francês.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.