Nascido no dia 21 de fevereiro de 1946, o ator Alan Rickman se dedicou anos à área de design, até que aos 25 anos, decidiu seguir uma vocação: ser ator. Com isso, ele conseguiu uma vaga na Royal Academy of Dramatic Art e, com o tempo, tornou-se um grande ator de teatro.
Seu primeiro papel relevante na televisão apareceu por volta de 1982, quando ele participou do seriado The Barchester Chronicles da BBC, mas sua fama estava condicionada ao Reino Unido. Até que ele teve a oportunidade de participar da peça Les Liaisons Dangereuses na Broadway.
Para ele, este havia sido o papel que fez sua carreira decolar, pois depois disso, ele integrou o elenco de Duro de Matar, e sua fama se tornou internacional. Mas em 2001, Rickman ganhou uma chance que mudaria sua vida para sempre, o consolidando como um ícone pop.
Este foi o ano que a franquia de livros Harry Potter começou a ser adaptada, e o ator deu vida ao professor Severo Snape, personagem que se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira. Mas em meados de 2015, ele precisou começar a se afastar de sua profissão.
No dia 14 de janeiro de 2016, Alan Rickman morreu em decorrência de um câncer no pâncreas, segundo sua família. A doença foi descoberta ainda em agosto de 2015, após o ator sofrer um pequeno AVC. Sua carreira de ouro o consolidou como uma verdadeira lenda do entretenimento.
“Alice: Através do Espelho”, o último filme de Alan Rickman
Além de sua atuação altamente reconhecida, outro aspecto famoso de Alan Rickman era sua poderosa voz grave, a qual marcou diversos de seus personagens. E em um de seus últimos trabalhos no cinema, ela foi essencial para sua atuação.
Isso porque Rickman interpretou Absolem, a lagarta azul que dá conselhos confusos em Alice: Através do Espelho, de 2016. Dirigido por James Bobin, o filme conta com outros nomes de peso no elenco como Johnny Depp, Mia Wasiskowska, Anne Hathaway, Sasha Baron Cohen entre outros.
Na trama, Alice descobre que seu amigo, o Chapeleiro Maluco, está correndo risco de morte, e com isso ela decide conversar com o Tempo para alterar o passado, o que gera consequências drásticas. O filme está disponível no catálogo do Disney+. Assista ao trailer: