O novo filme sob comando de Ben Affleck, Air, conta a história da Nike na criação dos tênis Air Jordan, mundialmente reconhecidos pela parceria com o famoso jogador de basquete Michael Jordan. Porém, o atleta praticamente não está presente no filme.
Para as aparições de Michael Jordan, o ator Damian Young foi escolhido para representá-lo, porém somente de costas ou fora de foco. E a decisão de Affleck quanto à forma que Jordan aparece no filme foi tomada por uma questão de respeito.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Affleck, que também interpreta o fundador da Nike, Phil Knight, esclareceu que a decisão de não contar com a presença do atleta tem a ver com o verdadeiro foco da história. Afinal, o filme foca no lado comercial da Nike e na negociação do acordo com os pais de Jordan.
Por outro lado, é claro que o astro não poderia ficar 100% de fora, mas a abordagem de seu personagem no longa teve a ver com a preocupação que o público rejeitasse imediatamente a ideia de ter alguém fingindo ser Michael Jordan.
“Jordan é muito grande. Ele existe acima e ao redor da história, mas se você o concretizar, se disser: ‘Sim, é Michael Jordan’, sabemos que não é, na verdade. É falso”, explicou o diretor.
Affleck também explicou que a ideia é justamente trabalhar com essa parte “mística” envolvendo o nome do atleta, em que mesmo não estando presente, seu nome já representa muito por seus feitos.
“Achei que se o público trouxesse para o filme tudo o que pensavam e lembravam sobre ele e o que ele significava para eles e projetava no filme, funcionava melhor”, concluiu Affleck.
Vale lembrar que, apesar de não estar diretamente no filme, a lenda do basquete não só cedeu a benção para que o filme fosse realizado, como ainda fez questão de escolher a atriz Viola Davis para interpretar Deloris Jordan, a mãe de MJ.
Mais sobre Air: enredo, elenco e data de estreia
Air: A História por trás do Logo se trata de um drama biográfico esportivo dirigido por Ben Affleck e escrito por Alex Convery. Baseado em fatos, o filme busca explicar como funcionou a negociação do famoso tênis Air Jordan sob a perspectiva da própria Nike.
Sonny Vaccaro (Matt Damon), um vendedor de calçados da Nike busca fechar um negócio de parceria com o jogador novato, Michael Jordan, para divulgar esta nova linha de tênis, que se tornou um dos sucessos da marca.
Junto de Affleck e seu amigo Damon, o elenco também conta com nomes como Jason Bateman, Marlon Wayans, Chris Messina, Chris Tucker e Viola Davis. O filme chegou aos cinemas nacionais na última quinta-feira (6), e permanece em cartaz até o momento.
Ainda não há uma previsão para chegada em streaming, mas por ser uma distribuição da Warner Bros., estima-se que o filme possa chegar ao catálogo da HBO Max em breve. Assista ao trailer: