Ainda Somos os Mesmos: baseado em história real, filme brasileiro chega aos cinemas
Nesta quinta-feira (26), estreia nos cinemas brasileiros o filme nacional “Ainda Somos os Mesmos“, que levou o prêmio de Melhor Filme Independente no Festival de Cinema Independente de Montreal de 2023. Saiba mais sobre o longa, que é baseado em uma história real.
Qual a história de “Ainda Somos os Mesmos”?
O filme se passa no Chile de 1973, após o golpe de estado de Pinochet que instaurou uma das ditaduras militares mais sangrentas da América Latina. A trama segue um jovem brasileiro chamado Gabriel (Lucas Zaffari), que sai do Brasil para fugir da ditadura que estava em voga no país. Em busca de liberdade e de uma nova vida, ele acaba encontrando um contexto de insegurança e violência no Chile.
Depois de três anos fugindo do exército no país, ele encontrada abrigo na Embaixada Argentina, onde conhece Clara (Carol Castro) e centenas de brasileiros em busca de sobrevivência. O pai de Gabriel, Fernando (Edson Celulari), ainda no Brasil, faz de tudo para resgatar o filho.
“O filme é baseado em relatos reais de brasileiros, entre eles o gaúcho e ex-guerrilheiro da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) João Carlos Bona Garcia, que ficou 42 dias abrigado na Embaixada Argentina e sobreviveu”, conta a divulgação da Paris Filmes. João Carlos chegou a participar de leituras de roteiro, mas faleceu antes que o filme ficasse pronto, em 2021, vítima da covid-19.
Elenco e equipe
O personagem principal é interpretado pelo ator gaúcho Lucas Zaffari (“Todo Dia a Mesma Noite”). Outros nomes do elenco são Carol Castro (“Malvidas”), Edson Celulari (“Nosso Lar”), Nestor Guzzini (“Olhos Cinzentos”), Nicola Siri (“Estômago II: O Poderoso Chef”), entre outros.
A direção e o roteiro são de Paulo Nascimento, de filmes como “Em Teu Nome” (2009) e “A Oeste do Fim do Mundo” (2013).
Confira o trailer de “Ainda Somos os Mesmos”:
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.