Após realizar sua passagem pelo Festival de Cannes, o filme The Apprentice (ou “O Aprendiz”, em tradução literal), dirigido por Ali Abbasi, que é baseado na vida do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi bastante aplaudido durante sua première no dia 20 de maio.
Entretanto, o filme estrelado por Sebastian Stan também já se tornou alvo de polêmicas, antes mesmo de ser distribuído comercialmente. Isso porque Trump ameaça processar os responsáveis pela produção, principalmente pela existência de uma cena onde ele violenta sua primeira esposa, Ivana.
Conforme o filme está em busca de distribuidores, os advogados de Trump ainda enviaram uma carta de desistência na tentativa de intimidar empresas interessadas no projeto. “Esse lixo é pura ficção, que faz um escândalo de mentiras que há muito foram desmentidas”, comentou Steven Cheung à Variety.
Cheung é o diretor de comunicações da equipe de Trump, que comparou o filme à uma tentativa de difamação à campanha do ex-presidente, considerando-o como “uma interferência eleitoral das elites de Hollywood, que sabem que o Presidente Trump irá retomar a Casa Branca”.
Abbasi por sua vez alegou que Trump e sua equipe deveriam assistir à The Apprentice antes de abrir um processo judicial. “Não acho necessariamente que este seja um filme que ele não gostaria… Acho que ele ficaria surpreso”, comentou o cineasta à imprensa internacional.
Mais sobre The Apprentice: detalhes e elenco do filme sobre Donald Trump
Com a ressalva de que os eventos retratados são ficcionais, The Apprentice acompanha Donald Trump como empresário, durante os anos 1970 e 1980, em Nova York, tentando erguer um novo e poderoso império de negócios imobiliários.
Neste período, Trump desenvolveu uma forte aliança com o advogado Roy Cohn. Com isso, entre elos de poder, amizades da alta sociedade e o sentimento de mentor-protegido, o filme narra a história das origens de uma importante dinastia americana.
Além de Sebastian Stan, nomes como Jeremy Strong e Maria Bakalova também estão confirmados, interpretando respectivamente Roy Cohn e Ivana Trump. O filme ainda não possui uma previsão de distribuição e nem mesmo trailers divulgados.