Um astronauta viaja para o fim do sistema solar em busca do seu pai, desaparecido há mais de 16 anos, numa expedição mal sucedida para Netuno, enquanto tenta desvendar um mistério que ameaça a sobrevivência dos seres humanos no planeta Terra.
Essa é a premissa que conduz Ad Astra – Rumo Às Estrelas. Protagonizado por Brad Pitt, junto de nomes como Liv Tyler, Tommy Lee Jones e Donald Sutherland, o espectador é convidado a embarcar numa missão espacial que concede uma perspectiva distante do clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço.
Enquanto a obra de Stanley Kubrick retratava um monólito negro que ajudou a humanidade a evoluir, Ad Astra de James Gray quer que esqueçamos a intervenção alienígena. O diretor ressalta o papel de cada um dos seres humanos em seu filme, com uma visão de que são tudo o que temos.
O filme explora muito as relações humanas para abordar temáticas profundas que vão muito além da exploração espacial. Temas como a ambição e conexão familiar são alguns dos pontos principais da trama.
No fim, Ad Astra é um filme que serve de estudo de caráter contemplativo. A maior parte do diálogo ocorre como um monólogo interno na cabeça de Roy McBride (personagem vivido por Brad Pitt).
O abismo do trabalho: a conclusão de Ad Astra
ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR – prossiga com cautela
Roy (Brad Pitt) tem a tarefa de viajar para Marte, onde pode enviar uma mensagem ao pai e, com sorte, pôr um fim às oscilações de energia que atingem o sistema solar. Chegando à base, Roy descobre que seu pai matou os outros membros da equipe do Projeto Lima porque eles queriam voltar para casa e foram.
Para o pai de Roy, Clifford McBride (Tommy Lee Jones), a missão era mais importante do que tudo. Isso mostra a obsessão e a ambição de Clifford, o que acabara refletindo em Roy. Clifford estava tão obcecado pelo trabalho que não só chegou a matar por ele, como ainda abandonar a própria família.
Com isso, criou-se em Roy a obsessão de encontrar seu pai, e consequentemente também desligar-se de sua família. Os dois são homens ambiciosos e trabalhadores no auge de sua profissão. Para que Roy possa finalmente se ver livre, ele explode a estação espacial, deixa seu pai para trás e volta à Terra.
Ad Astra está disponível via Netflix e Star+. Assista ao trailer: