AC/DC no Brasil 2024: tudo o que foi revelado
Na última terça-feira (19), o jornalista José Norberto Flesch, conhecido por divulgar shows de grandes artistas internacionais no Brasil antecipadamente, revelou que os australianos do AC/DC, uma das bandas mais cultuadas do rock n’ roll, estarão no país em 2024.
Apesar de especulações sobre uma turnê para o próximo ano, ainda não houve uma confirmação oficial por parte da banda e seu site não disponibiliza nenhuma data futura até o momento. A última apresentação do AC/DC aconteceu no festival Power Trip, nos Estados Unidos, em outubro deste ano.
Ainda assim, Flesch reforçou, através de um vídeo publicado em seu canal no YouTube, que a banda pode vir ao Brasil entre setembro e outubro de 2024. O jornalista não especificou em qual ou quais cidades o AC/DC poderá se apresentar no país.
Pelo período informado, caso a vinda da banda seja confirmada, o AC/DC poderá ser uma das atrações presentes no festival Rock In Rio, na edição que celebra os 40 anos do evento. Vale destacar que a banda fez dois shows na edição de estreia do festival. A informação foi divulgada por Flesch em outubro.
Caso outubro de 2024 também seja uma possibilidade real, o AC/DC também pode fazer uma apresentação fora do festival. Muitos fãs acreditam que o grupo de rock deve se apresentar em São Paulo e Rio de Janeiro, mas será necessário aguardar confirmações posteriores.
AC/DC no Brasil e o disco “Power Up”
A lendária banda australiana já esteve no Brasil em três diferentes ocasiões, apenas. A primeira, conforme já citado, aconteceu justamente no Rock In Rio, em 1985. A segunda ocorreu como parte da turnê Ballbreaker e aconteceu em outubro de 1996, com passagens em São Paulo e Curitiba.
A terceira vinda do AC/DC aconteceu em 2009, em meio à tour Black Ice, em data única, na capital paulista. O show reuniu cerca de 72 mil pessoas no Estádio do Morumbi para a última apresentação da banda pelo país. Caso a vinda em 2024 seja confirmada, será o primeiro show em 15 anos.
Uma turnê mundial neste momento faria bastante sentido, pois a banda está divulgando seu décimo sétimo álbum de estúdio, Power Up, que foi lançado em 2020, mas não pode ser devidamente divulgado devido a pandemia. Este é o primeiro álbum da banda desde a morte de Malcolm Young em 2017, um dos fundadores da banda e irmão de Angus Young.
Power Up foi bem recebido pelos críticos musicais e alcançou o primeiro lugar em 21 países. Além disso, este é o primeiro disco a reunir o vocalista Brian Johnson, o baterista Phil Rudd e o baixista Cliff Williams, que haviam deixado a banda em 2014.