Abertura clássica de Chaves foi composta no Brasil; compare com a original

Sucesso de público na América latina, Chaves é um seriado criado pelo comediante Chespirito na década de 70. O programa tornou-se parte da cultura popular e continua com o status de ser um dos melhores programas de entretenimento, um dos mais reconhecidos, sendo uma das séries com mais sucesso na televisão latino-americana.

Com personagens marcantes e bordões sempre lembrados, Chaves possui uma grande legião de fãs que inclusive, lembram-se de cor de diversas músicas da série. Tanto canções cantadas pelos personagens, quanto a música tema da série.

Diferente do que se imagina, a música tema tocada no Brasil não é a original. A música foi lançada no LP do Chaves no Brasil em 1989, mas trata-se de uma versão exclusiva, que se tornou a versão oficial da abertura no Brasil.

A abertura original tratava-se apenas de um instrumental, que acompanhava uma narração que apresenta os personagens e seus respectivos atores. A canção utilizada se chama “The Elephant Never Forgets”, composta pelo músico francês Jean-Jacques Perrey em 1970. Assista:

Como ficou a abertura nacional de Chaves?

Criada pelo compositor, músico, ator e dublador Mário Lúcio de Freitas, a música conta com a participação de Marcelo Gastaldi, Cecília Lemes, Carlos Seidl e Marta Volpiani, todos dubladores da série no Brasil.

A música ganhou uma letra, que não havia na abertura original, o que ajudou ainda mais a popularizar a abertura em solo nacional. Durante a exibição na televisão, a música geralmente era adaptada, dando foco apenas no refrão.

A letra completa apresenta brevemente os personagens, com suas características mais marcantes, fazendo de forma mais criativa uma referência ao projeto original. Confira abaixo:

Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves

Todos atentos olhando pra TV

Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves

Com uma historinha bem gostosa de se ver (x2)

A Chiquinha é uma gracinha

Relincha tanto quando vai chorar

E seu Madruga, sempre muito calado

Não abre a boca só pra não brigar

O professor Girafales e a dona Florinda

Se gostam tanto mas casório, nada ainda

E tem o Quico com a bochecha toda inchada

E, é claro, o Chaves, o rei da palhaçada

E, é claro, o Chaves, o rei da palhaçada

Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves, (Tô chegando!)

Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.