Ocupando o sétimo lugar no Top 10 da Netflix, o filme “A Vingança Está na Moda” estreou recentemente e está fazendo sucesso com o público, ao apresentar uma história de romance com uma pitada de suspense. Lançado em 2015 e estrelado por Kate Winslet, o filme foi baseado no romance de mesmo nome de Rosalie Ham, que contou a história de Tilly, uma mulher que decide se mudar para resolver os problemas do passado.
A história é ambientada na década de 1950, quando Tilly decide voltar para sua cidade natal, no interior da Austrália, para tentar se reconciliar com a mãe e se vingar de pessoas do seu passado. No local, começa a costurar para as mulheres da região e é surpreendida quando um romance cruza o seu caminho e muda os seus planos.
A Vingança Está na Moda é baseado em uma história real?
A história de Tilly é fictícia, mas teve algumas inspirações reais sobre mulheres que saíram de suas cidades na época de 1950 e praticaram a arte da costura para se destacarem. Como no caso da costureira de Bondi Junction, Beryl Strudwick, que se formou e ajudou a sua mãe a se tornar a “Rainha da Alta Costura da Austrália”.
Nessa época, na Austrália surgiram nomes como de Beril Jents, tornando-se uma das estilistas mais famosas da década, por ter apresentado uma moda diferente, principalmente em uma época pós-guerra. Ao lado de Genevieve Rocher, renovaram os desfiles com “vestidos opulentos, saias rodadas presas em corpetes justos cobertos de chiffons em tons de joias, tafetás brilhantes e cetins lustrosos.”
Nascida em 1918, Jents se destacou com vestidos de noite e de noivas, conseguindo alcançar o público que procurava a “alta costura”. O seu principal público estava em Sydney e Brisbane, mas também tinha uma lista importante de clientes internacionais, incluindo Elizabeth Taylor, Janet Gaynor Dame Margot Fonteyn, Vivien Leigh, Eartha Kitt, Bo Derek e Winifred Atwell.