Lançado em 2022, “A Vida Depois” trouxe uma história impactante de uma adolescente precisando superar o trauma de um tiroteio na escola, apesar de o filme abordar um tema real e delicado nos Estados Unidos, a história dos personagens é fictícia.
Na trama, acompanhamos Vada Cavell (Jenna Ortega), uma jovem que passou pelo trauma de sobreviver a um tiroteio no colégio e busca mecanismos para superá-lo. Com incentivo dos pais, Patricia (Julie Bowen) e Carlos Cavell (John Ortiz), Vada começa a fazer terapia, mas os relacionamentos com sua família, amigos e visão de mundo são alterados para sempre.
Mais informações de A Vida Depois
O drama foi dirigido e roteirizado por Megan Park, que teve a sensibilidade de construir a história explorando a dor e as consequências psicológicas do tiroteio na vida de Vada e das pessoas ao seu redor. Além de Jenna Ortega (Pânico 6), o filme também conta no elenco com Maddie Ziegler (Amor, Sublime Amor), Will Ropp (O Caminho de Volta), Niles Fitch (This is Us), Shailene Woodley (A Culpa é das Estrelas), Julie Bowen (Modern Family) e John Ortiz (A Justiceira).
Inspirações reais
Infelizmente, nos Estados Unidos houve inúmeros casos de tiroteios em escolas, que deixaram diversos feridos e mortos. De acordo com os dados divulgados pelo The Washington Post, cerca de 292 mil pessoas já presenciaram violência com armas em escolas, desde o famoso caso do Massacre de Columbine, ocorrido em abril de 1999. Somente no ano letivo de 2021 foram registrados 62 episódios no país.
Em um comparativo com o Brasil, segundo os dados coletados pela Universidade de Campinas (Unicamp), desde 2002, foram registrados 22 ataques em escolas, nos quais 24 estudantes, 4 professores e 2 profissionais da saúde foram mortos.