Na quinta-feira (14), chegou aos cinemas brasileiros o filme “A Última Rainha”, trazendo uma produção de Damien Ounouri e Adila Bendimerad, com um filme argelino em língua árabe.
Ambientado na Argélia, no ano de 1516, acompanhamos o pirata Aroudj Barbarossa quando liberta Argel da tirania dos espanhóis e toma o poder sobre o reino. Na história, há rumores de que ele foi o responsável por matar o rei Salim Toumi, apesar de sua aliança. Porém, o que ele não esperava era que uma mulher fosse enfrentá-lo: a rainha Zaphira. Entre história e lenda, a jornada desta mulher fala de uma luta, de turbulências pessoais e políticas suportadas pelo bem da Argélia.
Mais informações de A Última Rainha
Além de destacar a Argélia, os produtores também ressaltaram a França, Taiwan, Arábia Saudita, Qatar, contando com técnicos emblemáticos na área, com Shadi Chaaban na fotografia, Samir Haddadi na coordenação de combates, Feriel Gasmi Issiakhem na direção de arte e o craque taiwanês Tu Wei Ting nos efeitos especiais.
O filme chegou nesta semana no Brasil, mas foi lançado em 2022 e exibido no Festival de Veneza, no qual teve uma ótima recepção. A produção venceu o prêmio de Melhor Direção, atribuído à dupla de realizadores (mostra Giornate Degli Autori). Vale ressaltar que isso é algo importante para a Argélia, um país do norte da África que conseguiu destaque no cinema mundial.
No elenco, contamos com Adila Bendimerad (Zaphira), Dali Benssalah (o corsário Aroudj), Tahar Zaoui (o sultão), Imen Noe (esposa Chegga), Yanis Aouinic (o filho Yahia), Nadia Tereszkiewicz (Astrid), Dimitri Boetto (Ishak), Kader Affak (o Iman) e Ahmed Zitouni (pirata Bosniaque).