Quando o assunto é Oscar, o público fica interessado nas principais premiações, para saber qual será o Melhor Filme, Ator ou Atriz, entre outras categorias que chamam mais atenção. No entanto, a Academia também premia produções documentais e curtas-metragens, com intuito de exaltar os gêneros.
O destaque deste ano foi “A Última Loja de Consertos”, da Searchlight Pictures, que traz no seu enredo uma história profundamente humana e comovente. Dirigido Ben Proudfoot e Kris Bowers, o curta mostra como um armazém modesto no coração de Los Angeles, é um local especial onde artesãos trabalham incansavelmente para manter milhares de instrumentos musicais em perfeito estado.
Após o prêmio, o curta-metragem chamou a atenção de internautas e para a alegria dos brasileiros, a produção está disponível na plataforma do Disney+.
Mais informações de A Última Loja de Consertos
Além de participar do Oscar 2024, o curta-metragem também foi um dos principais destaques do 50º Festival de Cinema de Telluride e no Festival Internacional de Cinema de Calgary, no qual emocionou quem esteve presente, tendo como reconhecimento os prêmios merecidos.
Na noite do último domingo (11/03), a premiação do Oscar também foi emocionante e contou com a participação da pequena violonista Porché Brinker, de 12 anos, no momento de receber a estatueta de Melhor Documentário de Curta Metragem. Ao seu lado, estavam os diretores Ben Proudfoot e Kris Bowers, que fizeram um discurso emocionante sobre a produção:
“A Última Loja de Consertos é sobre os heróis de nossas escolas que, muitas vezes, passam despercebidos, não agradecidos e invisíveis. Hoje vocês são percebidos, agradecidos e vistos”, disse Bowers. “John Williams [compositor e maestro americano] me inspirou a me tornar um compositor. Ele estudou nas escolas públicas de Los Angeles. Eu fui para escolas públicas de Los Angeles. Esta é Porché Brinker. Ela tem 12 anos. Ela toca violino nas escolas públicas de Los Angeles. Ela está incrível esta noite”, exaltou Brinker ao seu lado.