Na quinta-feira (25/01), a Netflix disponibilizou a minissérie “Griselda”, uma trama inspirada em uma história real, sobre uma das mulheres mais influentes do tráfico de drogas nas décadas de 1970 e 1980, sendo considerada a “Madrinha da Cocaína” nos Estados Unidos. A produção chegou com grande expectativa de público, e ao que tudo indica, as projeções estão dando certo, pois a minissérie já está liderando o Top 10 do streaming.
Baseada na trajetória de violência e tráfico da colombiana Griselda Blanco, durante seis capítulos acompanhamos a trama sendo estrelada por Sofía Vergara, dando vida à Griselda. Durante a história, seguimos a colombiana conseguindo controlar o tráfico local, principalmente em Miami. Na época, ela ficou conhecida pela forma brutal de resolver as questões do tráfico e por inovar a cocaína no país, droga ainda incomum no começo da década.
Um dos principais destaques da sua trajetória, é a forma como Griselda teve uma ascensão rápida, criando diversos obstáculos para as investigações da polícia, além de ter um temperamento explosivo, que também se tornou uma das suas marcas.
Mais informações de Griselda
A minissérie foi criada por Eric Newman (mesmo produtor de Narcos e Narcos: Mexico), com co-criação de Doug Miro (A Grande Muralha), Ingrid Escajeda (Silo) e Carlo Bernard (O Mistério das Duas Irmãs). Além da boa recepção com o público, a produção também conquistou notas positivas até o momento por parte da crítica especializada.
No Rotten Tomatoes, a produção possui um índice de aprovação de 88%, com base em 24 resenhas. No consenso geral do site, foi dito que: “Sofía Vergara desaparece de forma impressionante no papel de Griselda Blanco nesta propulsiva saga de gangster, que brinca com os fatos, mas atinge uma coragem genuína.”