Representante da Alemanha na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024, o filme “A Sala dos Professores” conquistou rapidamente os críticos e especialistas do cinema, tendo uma aprovação de 97% no site norte-americano Rotten Tomatoes, em mais de 100 avaliações publicadas.
A partir disso, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que são mais de 10 mil envolvidos, votaram para o longa-metragem ser um dos indicados na categoria e com chances de levar a estatueta para casa.
O filme ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming do mercado brasileiro para ser assistida antes da cerimônia do Oscar 2024, que ocorrerá no dia 10 de março. Porém, a trama alemã estreou ontem (29/2) em algumas salas de cinema do Brasil, sendo as telonas o único lugar para ver o longa-metragem.
“A Sala dos Professores” (2023): sinopse, elenco e trailer
Com a direção e roteiro comandados pelo cineasta alemão İlker Çatak, “A Sala dos Professores” traz em seu enredo temas sensíveis como o racismo, xenofobia, bullying e poder da desinformação. Assim, veja o trailer, a sinopse e o elenco do filme:
Sinopse: “Carla Nowak é uma professora de matemática e recém chegada à escola em que trabalha atualmente. Assim que ela chega ao local, percebe que há alguns roubos acontecendo lá. Agora, ela poderia aceitar essa situação, mas é exatamente isso que ela não quer fazer. Ela começa a investigar por conta própria e se depara com a falta de compreensão, principalmente entre seus colegas, pais e alunos. Além disso, a principal suspeita é a mãe de seu aluno Oskar.”
Elenco:
- Leonie Benesch como Carla Novak;
- Michael Klammer como Thomas Liebenwerda;
- Rafael Stachowiak como Milosz Dudek;
- Anne-Kathrin Gummich como Dr. Bettina Böhm;
- Eva Löbau como Friederike Kuhn.