Nesta segunda-feira (22), o filme “A Redenção” será atração da Tela Quente, trazendo uma história emocionante baseada em eventos reais. Um oleoduto estoura em uma refinaria de petróleo na cidade de Dalian, na China, e uma série de incêndios violentos se espalham, colocando a vida de muitos cidadãos em perigo. Para combater o fogo, bombeiros destemidos entram em ação, com bravura, e farão de tudo para proteger a cidade.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo no Apple Tv+ em formato de aluguel e também no MUBI.
Mais informações de A Redenção
Lançado em 2019, o filme foi dirigido por Tony Chan e contou no elenco com Huang Xiaoming, Du Jiang, Tan Zhuo, Andy Yang Zi, Oho Ou Hao, Hou Yong, Zhang Zhehan, Jason Koo, Yin Xiaotian, entre outros.
Com uma mistura de ação, drama e emoção, o filme foi baseado nos eventos que ocorreram no dia 16 de julho de 2010, quando um porto na cidade de Dalian, província de Liaoning, no nordeste da China, pegou fogo após explosões em dois oleodutos. Para combater o mega incêndio, cerca de 2.000 bombeiros agiram e foram mais de 15 horas de trabalho para conter o fogo. Infelizmente, um bombeiro morreu durante a operação e outro ficou gravemente ferido.
Para relatar esse acidente, o escritor chinês Bao’erji Yuanye entrevistou 188 bombeiros para seu livro de não ficção “Tears Are the Deepest Water”, que serviu como base para a adaptação cinematográfica.
A produção teve um grande impacto cultural na China e muitos dos bombeiros que trabalharam no dia se emocionaram com o filme. Apesar do tom heroico da produção, o diretor Chan tentou não estereotipar os profissionais, trazendo a realidade de como é ser bombeiro: “Eles são pessoas comuns e também têm suas famílias”, disse o diretor em uma entrevista.