Lançado em 2019, A Redenção é uma produção chinesa que tem como base o livro Tears Are the Deepest Water, do escritor chinês Bao’erji Yuanye. O autor entrevistou 188 bombeiros que estiveram presentes em um desastre local.
O longa conta a história de um pelotão de bombeiros na cidade de Chongqing, na China. Os profissionais precisam enfrentar uma série de incêndios de grande magnitude, colocando sua vida em risco para conseguir salvar os cidadãos em perigo.
O momento central de A Redenção tem como foco o desastre abordado em Tears Are the Deepest Water. O filme aborda o desastre do dia 16 de julho de 2010, data em que um porto na cidade de Dalian, província de Liaoning, no nordeste da China, pegou fogo após explosões em dois oleodutos.
A Redenção: entenda o final do filme
Com o avanço do incêndio e o espalhamento do óleo inflamável, as equipes de bombeiros precisam avançar no porto. Ao todo, foram cerca de dois mil bombeiros que estiveram em serviço.
No final de A Redenção, vemos o Capitão Xu Xiaobin, encarregado dos suprimentos de água, mergulhando no porto para conseguir limpar o lixo e destroços da bomba d’água. Quando consegue, ele fica preso e acaba se afogando.
Já no campo principal, sem a estação de energia, as válvulas do Tanque A01 precisam ser fechadas manualmente. Jiang Liwei e Zhou Hao vão até o local e, ao chegar na última válvula, Liwei convence seu colega a liberar o local.
Quando Jiang Liwei fecha a última válvula, o Tanque A01 entra em erupção e explode, matando Liwei. Ao final, o fogo é apagado com sucesso, evitando um desastre ainda maior.