Mesmo também estando sujeita à legislação de cada país, ainda existem espectros da internet que, muitas vezes, passam longe dos olhos da sociedade. Porém, o documentário A Rede Antissocial: Dos Memes ao Caos, que estreia este mês na Netflix, deve jogar uma luz neste cenário.
Dirigida por Giorgio Angelini e Arthur Jones, a produção promete abordar um tema crítico, mas bastante latente, que é a liberdade que a internet proporciona por meio do anonimato, permitindo que usuários sintam-se livres para se expressar sem medo de julgamento, independente do peso de suas opiniões.
E essa liberdade se tornou ainda mais obscura quando os internautas canalizaram seu ódio e negatividade para a vida real, causando um impacto intangível na sociedade, chegando a influenciar até mesmo a convivência e a opinião política.
O documentário também promete explorar o temido 4Chan, que surgiu como um simples fórum na internet, mas aos poucos, se tornou algo muito além de um ambiente para compartilhar memes e histórias, tornando-se um ponto de encontro para um público bem mais extremo.
Mais sobre A Rede Antissocial: trama e data de estreia do documentário
De trollagens a teorias da conspiração, o documentário busca investigar como um site anônimo conseguiu transformar o mundo em uma grande esfera de desinformação através de memes e piadas que, aos poucos, começaram a tomar rumos sombrios nas redes.
A produção também foca em investigar algumas empresas multibilionárias que passaram a desenvolver muitos destes memes, afim de monetizar o ódio dos usuários na internet, além de explorar os efeitos causados por estes sites e publicações, responsáveis até mesmo pela criação de teorias da conspiração.
A Rede Antissocial: Dos Memes ao Caos tem a promessa de ir diretamente na fonte, trazendo inclusive entrevistas com nomes como Fredrick Brennan, fundador do 8Chan, e Isaac HP, ex-integrante do grupo conspiracionista QAnon. O documentário chega à Netflix no dia 5 de abril. Assista ao trailer: