Existem bandas que, muitas vezes, mesmo conseguindo fazer ótimos shows e se destacar entre as paradas musicais, não conseguem atingir sucesso internacional. E um bom exemplo disso é a banda inglesa de hard rock The Darkness, formada nos anos 2000.
Influenciados por bandas dos anos 70 como Queen, Led Zeppelin e AC/DC, o The Darkness foi fundado pelos irmãos Justin e Dan Hawkins. Inicialmente, os dois tinham um projeto de covers juntos, mas aos poucos alimentaram a vontade de ter uma banda.
Após algumas experiências frustradas, a dupla se juntou aos amigos Frankie Poullain e Ed Graham, formando oficialmente a The Darkness dedicando seus dois primeiros anos de existência ao circuito musical de Londres.
A partir de 2002, a banda deu início aos seus lançamentos e chegou a fazer shows com bandas renomadas como Def Leppard e Deep Purple. Seu disco de estreia, Permission to Land, foi lançado em 2003 e, em pouco tempo, ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas na Inglaterra e mais de 500 mil nos EUA.
Em 2004, o The Darkness chegou a receber quatro indicações ao Brit Awards, levando os prêmios de Melhor Grupo Inglês, Banda de Rock e Disco. Entretanto, pouco tempo depois, a banda precisou passar por mudanças e chegou ao fim em 2007.
O retorno da banda e os shows no Brasil
Em 2011, a banda anunciou oficialmente seu retorno, apresentando-se no Download Festival. Na ocasião, os quatro membros originais estavam reunidos novamente. Pouco tempo depois, eles chegaram a realizar uma passagem pelo Brasil, mesmo não sendo muito conhecidos no país.
Isso aconteceu, pois a The Darkness foi escolhida como a banda de abertura dos shows de Lady Gaga, em sua turnê Born This Way Ball, realizada em 2012. As apresentações aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre em novembro daquele mesmo ano.
Em 2015, a banda anunciou seu retorno definitivo, com Rufus Tiger Taylor, o filho do ex-baterista do Queen, Roger Taylor, assumindo as baquetas. Atualmente, a banda é formada por Dan e Justin Hawkins, que dividem os vocais e guitarras, Frankie Poullain no baixo, além de Taylor na bateria.
Seu sétimo e mais recente álbum de estúdio, intitulado de Motorheart, foi lançado em novembro de 2021 e teve uma recepção favorável por parte da crítica. Mesmo assim, o The Darkness se dedica a turnês locais, não tendo retornado à América Latina até então.