A Marvel pode ser salva após tantos fracassos?
O alerta vermelho provavelmente já está soando com todas as forças no quartel-general da Marvel. O novo filme do estúdio, “As Marvels“, emplacou o pior fim de semana de abertura da história da Marvel no mercado doméstico (EUA e Canadá). É a terceira decepção do MCU em 2023 depois de “Homem-Formiga e Vespa 3” e a série “Invasão Secreta“. Mas será que existe salvação para a Marvel ou a “Era de Ouro dos filmes de heróis” está oficialmente chegando ao fim?
O Ragnarok do MCU
Uma matéria de opinião de Adam B. Vary da Variety sugere uma solução bastante radical, mas ainda assim interessante. Para se salvar, a Marvel precisaria destruir o antigo MCU e recomeçar do zero, com uma nova linha do tempo focada em dois grupos de heróis que ainda não apareceram nas telonas do estúdio: o Quarteto Fantástico e os X-Men.
Apesar de ser quase impossível a Marvel ter uma atitude tão drástica – algo que o próprio autor do texto admite – não seria uma ideia ruim. Essa ideia de “resetar o universo” é algo que os quadrinhos já fizeram várias vezes quando o universo fica complicado demais. E também acabaria com uma das coisas que mais irrita os fãs da Marvel nos últimos anos: a necessidade ter assistido x filmes e séries para conseguir aproveitar qualquer novidade.
Novidades no universo
Uma outra matéria da Variety analisa a atual crise do MCU e revela que já houve conversas para trazer os Vingadores Originais de volta, ressuscitando o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e a Viúva Negra (Natasha Romanoff). Mas será que isso salvaria a Marvel?
Outra reclamação constante sobre os filmes de heróis é a repetição. Pode até ser que trazer esses heróis de volta atraia o público… mas não seria um passo para trás? A despedida de Tony, Natasha e Steve Rogers (Chris Evans) foi impactante porque acreditamos de fato que era uma despedida. Trazê-los de volta, mesmo que em “variantes do Multiverso”, apenas enfraquece o final de “Ultimato”.
A Marvel tem duas cartas consideráveis na manga: os X-Men e o Quarteto Fantástico. Dois dos grupos de heróis mais amados da editora, os personagens estiveram por anos nas mãos da Fox, com muitos fãs sonhando com o momento em que eles se juntariam ao MCU. Se o estúdio acertar a mão com esses personagens, eles vão misturar o melhor de dois mundos: a nostalgia de fãs que já conhecem os personagens há anos e a empolgação do público de ver uma novidade em tela.
O filme do Quarteto está previsto para 2025, mas o dos X-Men ainda está em fase de desenvolvimento.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.