Lançado em 2001, A.I. Inteligência Artificial é um dos muitos filmes que marcou a carreira de Steven Spielberg. O longa de ficção científica se passa em um futuro pós-mudanças climáticas e conta a história de David , uma criança androide programado com a capacidade única de amar.
Depois anos sendo desenvolvido por Stanley Kubrick, a adaptação do conto Super-Toys Last All Summer Long, de Brian Aldiss, foi repassada para Spielberg, que escalou Haley Joel Osment como o protagonista inumano. Fazem parte do elenco, ainda, Jude Law, Frances O’Connor, Brendan Gleeson e William Hurt.
Confira abaixo como estão todos atualmente.
Haley Joel Osment
Conhecido por seus papéis em O Sexto Sentido e Forest Gump, Haley Joel Osment já era um astro na época em que interpretou David em A.I. Inteliência Artificial. Sua carreira freou depois do papel, com uma ressurgência nos últimos anos com pontas em série de sucesso, como Silicon Valley e The Boys.
Jude Law
Um dos maiores nomes do elenco, Jude Law seguiu em grandes produções. O ator protagonizou Estrada para Perdição, Cold Mountain, O Amor Não Tira Férias, O Grande Hotel Budapeste, A Invenção de Hugo Cabret, Sherlock Holmes, Closer, Alfie, entre outros. É possível dizer que sua carreira apenas melhorou depois de trabalhar com Spielberg no longa de 2001.
Frances O’Connor
Depois de seu papel de protagonismo em A.I. Inteligência Artificial, Frances O’Connor teve dificuldade de emplacar um grande sucesso novamente. Durante a última década, a atriz se afastou de Hollywood e, em 2022, estreou como roteirista e diretora com o bem-recebido Emily, que conta a história da escritora Emily Brontë.
Brendan Gleeson
Após participar do longa de ficção científica, Brendan Gleeson soube bem escolher seus papéis. O ator foi amplamente elogiado pela crítica por suas performances nos filmes de Martin McDonagh, In Bruges e Os Banshees de Inisherin. Reuniu-se com Jude Law em Cold Mountain e caiu ainda mais nas graças do público ao interpretar Alastair “Olho-Tonto” Moody em quatro filmes da franquia Harry Potter.
William Hurt
Um gigante do cinema, a carreira de William Hurt se expandiu por quase cinquenta anos, tendo sucesso em todas as décadas. O ator, infelizmente, faleceu em 2022, aos 71 anos. Depois de A.I. Inteligência Artificial, alguns dos destaques de sua filmografia são A Vila, Na Natureza Selvagem, Ponto de Vista, O Incrível Hulk, Capitão América e Vingadores: Guerra Infinita.