A História De Mahalia Jackson: saiba a verdadeira história da cantora
Mahalia Jackson foi uma das maiores cantores do gênero gospel da história dos Estados Unidos, sendo responsável por marcar uma época com a sua voz, que foi além da música, ganhando tons ativistas, que se iniciou quando conheceu Martin Luther King Jr. e começou também a brigar contra a segregação racial.
A cantora nasceu na cidade de Nova Orleans, em 26 de outubro de 1911, e começou a sua carreira em 1937, aos 26 anos de idade, quando gravou o seu primeiro disco sob o selo “The Decca Coral”, mas não conquistou sucesso e acabou não renovando com a empresa.
Dez anos depois, em 1947, Jackson teve o seu primeiro sucesso, a música “Move On Up A Little Higher”, sob o selo “Apollo”, que teve mais de 8 milhões de cópias e esgotou em diversas lojas do Estados Unidos, e posteriormente entrou no Hall da Fama do Grammy, em 1988.
Com outros sucessos gravados, como “Let the Power of the Holy Ghost Fall on Me” (1949), “Silent Night, Holy Night”, Mahalia conquistou ainda mais notoriedade no meio musical, se tornando em 1950 a primeira cantora gospel a cantar no Carnegie Hall, em Nova York.
Ao longo dos anos e com muito sucesso, Mahalia Jackson se encantou pelo movimento liderado por Martin Luther King em 1963, quando cantava para mais de 250 mil pessoas e o ativista fez o seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”, pregando pelos direitos civis, conhecido nos Estados Unidos.
Mahalia viveu momentos importantes em sua trajetória, como turnês na Europa, festivais consagrados nos Estados Unidos e até mesmo na posse do presidente John Kennedy, em 1961. A carreira de Jackson teve o seu fim em 1971, em um último show na Alemanha e aparições no The Flip Wilson Show.
A estrela do gospel mundial morreu em 27 de janeiro de 1972, devido a problemas de saúde a partir da insuficiência cardíaca e complicações no diabetes, e foi sepultada em Providência Memorial Park, na Paróquia de Jefferson, Louisiana, Estados Unidos.
Filme sobre a história de Mahalia Jackson
A grande cantora e ativista tem um filme sobre a sua história, lançado na indústria cinematográfica em 2022 e que será atração do programa da TV Globo, Tela Quente, nesta segunda-feira (13/11). Confira a sinopse e o trailer do longa-metragem:
Sinopse: “A vida da cantora gospel e ativista Mahalia Jackson, que teve um papel fundamental no movimento pelos direitos civis e um relacionamento com o Dr. Martin Luther King Jr.”