A Grande Fuga é baseado em história real? A verdade por trás do filme
Estrelando os (duas vezes) vencedores do Oscar Michael Caine (“Regras da Vida”) e Glenda Jackson (“Um Toque de Classe”), “A Grande Fuga” está atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.
O filme é baseado na história real do veterano da Segunda Guerra Mundial Bernard Jordan. Em 2014, ele decidiu “fugir” da casa de repouso onde vivia com a esposa, Irene, e foi participar das comemorações dos 70 anos do Dia D na França. Na época, o caso foi muito comentado na imprensa britânica e nas redes sociais, gerando a hashtag #TheGreatEscaper, que é o nome do filme em inglês.
Apesar de ser inspirado em fatos, o longa não é um retrato fiel “tintim por tintim”. Não temos saber se elementos como a relação de Bernie com a esposa e seus problemas com estresse pós-traumático por causa da guerra realmente foram assim na vida real.
Mas também existem elementos que sabemos que aconteceram, como o encontro tocante entre Bernie e outros veteranos do exército britânico com veteranos alemães. Também é verdade que Bernie não tinha a menor ideia da comoção que sua “fuga” tinha causado até voltar para casa.
Bernard Johnson faleceu seis meses depois de sua viagem. Sua esposa Irene faleceu apenas sete dias depois.
“A Grande Fuga”
O vencedor do Oscar Michael Caine interpreta o protagonista Bernie e Glenda Jackson, outra atriz oscarizada, interpreta a esposa dele, Irene. Infelizmente, Jackson faleceu no ano passado, aos 87 anos de idade.
O filme foi dirigido por Oliver Parker (“O Retrato de Dorian Gray”) e escrito por William Ivory (“Revolução em Dagenham”). O longa teve boas avaliações e alcançou 89% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. “Doce sem apelar para o sentimentalismo, ‘A Grande Fuga’ ganha ressonância adicional graças a um par de performances estelares de Michael Caine e Glenda Jackson”, elogia o consenso da crítica do site.
Fonte: RadioTimes.com.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.