Nesta quarta-feira (08/05), a Netflix disponibilizou para os seus assinantes o novo documentário “A Final: Caos em Wembley”, que traz com detalhes um dos eventos mais caóticos ocorridos em Wembley, em Londres. No dia 11 de julho de 2021, o estádio foi palco da final do Campeonato Europeu de Futebol, mas o que era para ser um dia de festa, se tornou em momento turbulento, com brigas e confusões generalizadas.
No documentário, acompanhamos as expectativas dessa final épica, no qual a seleção inglesa estava sendo liderada por Gareth Southgate e chegou perto de conquistar o título europeu, algo que não acontecia desde 1966. Mas, o que era para ter sido um triunfo histórico, se transformou em um caos por completo.
Mais detalhes de A Final: Caos em Wembley
A celebração tomou um rumo inesperado quando uma parcela de torcedores invadiram o estádio, criando uma confusão entre torcedores com ingresso e sem, resultando rapidamente em um tumulto que mancharam a reputação do futebol inglês. No documentário, foram coletados depoimentos inéditos de pessoas que estavam no local e contaram como foi essa experiência insana.
Na época, a Inglaterra foi punida e ficou impedida de ter torcedores durante o jogo da seleção, depois do caos no dia 11 de julho. Na final da Euro 2020, a Itália venceu os ingleses no pênaltis e ficou com a taça, o que gerou frustração em alguns torcedores que iniciaram uma série de conflitos no local.
Além disso, a seleção inglesa também recebeu a punição de € 100 mil por desordem do público, por “falta de ordem e disciplina dentro e em volta do estádio, pela invasão do campo de jogo, por arremesso de objetos e por perturbações durante os hinos nacionais”.