Um dos locais mais relevantes geograficamente dos Estados Unidos é a Falha de San Andreas. Também conhecida no Brasil como Falha de Santo André, o local está localizado no estado da Califórnia, na porção oeste, abarcando três grandes cidades: San Francisco, San Diego e Los Angeles.
Sim, o local é real e apresenta um perigo real, no entanto, com nenhuma evidência de um caos como apresentado em Terremoto: A Falha de San Andreas, filme lançado em 2015 e disponível na HBO Max e Prime Video (via Just Watch).
A falha acontece devido ao encontro da placa Norte-americana e da placa do Pacífico, causando instabilidade tectônica na região. Enquanto se afastam, geram uma falha de cerca de 1300 quilômetros de extensão.
Na história moderna, dois grandes terremotos aconteceram na região, principalmente próximo a São Francisco. Em 18 de abril de 1906, a cidade foi afetada por um terremoto de magnitude 8 na escala de Richter, causando a morte de 3 mil pessoas. 50 anos antes, a região teve outro terremoto de magnitude idêntica.
Terremoto: A Falha de San Andreas: saiba mais sobre o filme
Em Terremoto: A Falha De San Andreas somos apresentados a uma alta dose de adrenalina. O longa protagonizado por Dwayne Johnson conta a história de Ray, um bombeiro especializado em resgates com helicópteros.
Quando a falha de San Andreas enfim cede, a Califórnia é imersa em caos com um forte terremoto que destrói grande parte da Califórnia. Dessa forma, Ray precisa atravessar o estado ensolarado ao lado de Emma, sua ex-esposa, ao resgate de sua filha, Blake
Além de The Rock, Terremoto: A Falha de San Andreas conta com Carla Gugino, Alexandra Daddario, Ioan Gruffudd, Archie Panjabi e Paul Giamatti em seu elenco.