Lançado em 2003, “A Creche do Papai” é estrelado por Eddie Murphy e Jeff Garlin, trazendo uma comédia para toda a família sobre dois pais que decidem abrir uma creche em casa.
Os amigos Phil e Charlie ficam desempregados e precisam arranjar uma maneira de pagar o colégio para seus filhos pequenos. A única creche da região é muito cara e, com isso, decidem abrir uma creche acessível e que possa também educar as crianças.
Contudo, eles não possuem experiência com crianças e começam a aplicar métodos diferentes, que acabam atraindo mães para matricularem seus filhos. Com o sucesso, a concorrência fica incomodada quando repara que estão perdendo clientes e começa a sabotar a nova creche.
A Creche do Papai foi um sucesso de bilheteria na época de seu lançamento, onde arrecadou cerca de US$ 160 milhões. Com isso, os produtores decidiram continuar com a franquia.
Acampamento do Papai
Em 2007, foi lançada uma sequência, mas em um formato diferente. Desta vez, a trama foi protagonizada por Cuba Gooding Jr. e dirigida por Fred Savage, em sua estreia como diretor de cinema. A história foi reformulada e, por isso, não contou com o mesmo elenco anterior, que conquistou o público.
Phil e Charlie Hinton descobrem que seus filhos vão passar as férias em um acampamento que não gostam, então, decidem reabrir um antigo acampamento, chamado “Driftwood”. Porém, eles não contavam com os diversos obstáculos que viriam pela frente, como crianças bagunceiras e gambás, além da reforma que precisam fazer no local.
Na época, o filme não foi bem recebido pela crítica e arrecadou somente US$ 18,2 milhões, sendo considerado um fracasso comparado ao primeiro filme com Eddie Murphy.
A Creche do Papai 3
O terceiro filme veio em 2019, e a história também foi repaginada. Desta vez, Reno Wilson é o protagonista da trama como o romancista Frank Collins, que cuida do seu sogro idoso enquanto trabalha no seu próximo livro. Quando seu sogro se muda, ele decide abrir uma creche, porém, não sabia que iria enfrentar tantos desafios, principalmente com um grupo de idosos.
O filme também não alcançou a mesma repercussão que o primeiro e, de acordo com a avaliação dos Usuários do Google, o longa possui apenas 53% de aprovação.