Último filme dirigido pelo cineasta William Friedkin antes de sua morte em agosto de 2023, A Corte Marcial do Navio da Revolta é um thriller de guerra lançado de forma póstuma que trouxe para as telas a história de uma tripulação sendo julgada por motim após desafiar as ordens de um comandante instável.
O filme, que também é um lançamento póstumo para o ator Lance Reddick, falecido em março de 2023, foi aclamado pela crítica, mas foi lançado diretamente em streaming. E agora que está sendo disponibilizado na Netflix, muitos se perguntam se a história do longa é real.
De fato, a trama de A Corte Marcial do Navio da Revolta possui alguma influência de eventos reais em sua trama, pois ele é inspirado no romance vencedor do Prêmio Pulitzer de 1952 The Caine Mutiny, de Herman Wouk. Por sua vez, o escritor criou sua história com base em experiências vividas por ele.
Wouk já esteve a bordo de dois navios destróieres que faziam varreduras de minas no Oceano Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Todavia, a história acompanhada é uma ficção, contada através dos olhos do personagem Willis Seward “Willie” Keith.
Na década de 1950, o livro já havia sido adaptado pelo menos quatro vezes, tanto para o cinema e televisão, quanto para o teatro. Contudo, A Corte Marcial do Navio da Revolta de Friedkin foi a primeira e única adaptação pós-anos 2000 da história.
Mais sobre A Corte Marcial do Navio da Revolta: trama e elenco do filme
O tenente Stephen Maryk será levado a julgamento, acusado de organizar um motim contra o capitão Philip Queeg, que comandava o navio USS Caine. O problema é que a embarcação estava na rota de uma grande tempestade, e Queeg demonstrava fortes sinais de instabilidade mental.
Desta forma, Maryk precisa arranjar meios para provar que tomou a decisão certa, comprovando que a situação do capitão pôs toda a segurança do navio em risco. Sob os olhos da justiça, é debatido quem são os verdadeiros culpados por uma situação que poderia ter sido uma catástrofe.
Além de Lance Reddick, o elenco do filme ainda inclui nomes como Kiefer Sutherland, Jake Lacy, Jason Clarke, Monica Raymund, Lewis Pullman, Jay Duplass, Tom Riley, entre outros. A Corte Marcial do Navio da Revolta está disponível exclusivamente na Netflix. Assista ao trailer: