Em 2019, a atriz Haley Lu Richardson protagonizou o filme “A Cinco Passos de Você”, interpretando Stella, uma jovem de 16 anos que sofre de fibrose cística. Na trama, acompanhamos Stella se apaixonando por Will, um rapaz que também tem a mesma doença, e eles farão de tudo para ficar juntos, mesmo não podendo.
Pessoas diagnosticadas com fibrose cística não podem conviver entre si, pois a doença pode agravar o caso devido ao acúmulo de muco que a doença causa, facilitando infecções causadas por bactérias.
Entenda melhor o que é fibrose cística
A doença é uma disfunção de um gene e da proteína denominada cystic fibrosis transmembrane condutance regulator (CFTR). Quando uma “falha” ocorre no gene presente do CFTR, faz com que as secreções sejam mais espessas que o normal em diversos órgãos, dificultando sua eliminação. Por isso, a fibrose cística também é conhecida como mucoviscidose, que significa “doença do muco mais viscoso”.
“Os pacientes com fibrose cística têm doença pulmonar com infecção por bactérias cronicamente, algumas muito agressivas que podem ser transmitidas de um para outro. Os pulmões são suscetíveis a infecções bacterianas. Por isso, a recomendação é evitar contatos entre os pacientes“, explicou a Dra. Neiva Damaceno, Professora Assistente de Pneumologia Pediátrica e Coordenadora do Centro de Tratamento de Fibrose Cística do Departamento de Pediatria da IMSCSP.
Em 2019, de acordo com os dados do Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC), um a cada 10 mil nascidos vivos sofre com a doença, e contabilizam-se cerca de 3 mil pessoas acometidas no país.