Referência do gênero de true crime nacional, o programa Linha Direta sempre foi conhecido por abordar diversos casos que chocaram a sociedade brasileira. E nesta quinta-feira (6), não será diferente, pois o programa abordará a “Chacina de Unaí”, ocorrida em 2004 em Minas Gerais.
Em janeiro de 2004, os fiscais do trabalho Erastóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira foram executados em uma emboscada na zona rural do estado, enquanto averiguavam denúncias em fazendas locais.
Justamente por ser o responsável por investigar casos de pessoas em situação análoga à escravidão, Nelson José se tornou o principal alvo de Antério e Norberto Mânica, irmãos que mantinham grandes lavouras de feijão na cidade, mas no fim toda a equipe, incluindo o motorista, foi morta.
Além dos irmãos Mânica o Ministério Público Federal apontou mais 7 envolvidos no crime, sendo eles Erinaldo e Rogério, os pistoleiros; Willian, motorista dos bandidos; Humberto, responsável por apagar os rastros da quadrilha; Chico Pinheiro, o contratante e Zezinho e Hugo, intermediadores do crime.
Os nove réus deveriam ir a Júri Popular, mas diversos contratempos acabaram atrasando suas prisões. Por fim, apesar da maioria já estar cumprindo suas penas, Hugo e Norberto Manica são considerados foragidos da Justiça. Os dois estão na lista vermelha da Interpol.
Linha Direta: onde assistir à nova temporada
Em abril deste ano, a 2ª temporada do Linha Direta foi ao ar, trazendo uma nova série de casos cada vez mais surpreendentes. Até o momento, foram exibidos casos como o do Falso Profeta da Bahia, a chacina do ABC Paulista e até a morte do ator Jeff Machado.
O Linha Direta vai ao ar às quintas-feiras, geralmente na faixa das 23h, após a exibição da série Os Outros. Caso não seja possível acompanhar os episódios através da programação, também é possível assistir ao programa posteriormente pelo Globoplay, que é a plataforma de streaming oficial da emissora.