A Casa do Dragão: 3ª temporada pode ser prejudicada, segundo George R. R. Martin
O autor dos livros que inspiraram a série, George R.R. Martin, decidiu criticar algumas mudanças de “A Casa do Dragão” (2022-presente). Ele usou o seu blog, “Not a Blog”, para fazer algumas críticas. Desde então, o post, “Beware the Butterflies” (“Cuidado com as Borboletas”) já foi deletado… mas não antes das informações se espalharem pela web.
A reclamação mais específica do ator foi em relação a uma mudança na infame sequência do “Sangue e Queijo“.
ATENÇÃO: spoilers da segunda temporada de “A Casa do Dragão”.
Na cena em questão, Helaena (Phia Saban) vê seu filho sendo assassinado em vingança pela morte do filho de Rhaenyra (Emma D’Arcy), Lucerys (Elliot Grihault). No livro, Helaena ainda tem mais um filho mais novo, o pequeno Maelor, e os assassinos pedem que ela escolha um filho para morrer.
O showrunner Ryan Condal justificou em entrevista ao Entertainment Weekly que Maelor não existe por causa da linha do tempo, já que a série se passa ao longo de 20 anos, e não de 30, como é no livro.
“Quando Ryan Condal me disse pela primeira vez o que pretendia fazer, há muito tempo (em 2022, pode ser) eu argumentei contra isso, por todas essas razões”, escreveu Martin em seu blog. “A mudança enfraqueceu a sequência, eu senti, mas apenas um pouco.”
Além disso, Martin defende que a retirada de Maelor da história cria um “efeito borboleta” que pode prejudicar a terceira temporada.
ATENÇÃO: spoilers de “Fogo e Sangue”.
Apesar do próprio autor que o personagem não faz muita coisa, a forma como ele morre traz consequências para a história, por exemplo, o suicídio da rainha Helaena, que gera uma onda de protestos em Porto Real. “Nada disso é essencial, suponho… Mas tudo isso serve a um propósito, tudo ajuda a amarrar as linhas da história, então uma coisa segue a outra de maneira lógica e convincente”, argumentou o escritor.
Martin ainda concluiu o post indicando que outras mudanças ainda piores estão vindo por aí na terceira e na quarta temporada.
HBO defendeu mudanças em “A Casa do Dragão”
Pouco depois da publicação da Martin, um porta-voz da HBO publicou um comunicado defendendo as mudanças da adaptação. “Comumente, ao adaptar um livro para a tela, com seu próprio formato e limitações, o showrunner acaba sendo obrigado a fazer escolhas difíceis sobre os personagens e histórias que o público seguirá. Acreditamos que Ryan Condal e sua equipe fizeram um trabalho extraordinário e os milhões de fãs que a série acumulou nas duas primeiras temporadas continuarão a apreciá-lo”, afirmou o comunicado.
Fonte: Variety.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.