“A Caminho de Casa” chegou aos cinemas em 2019, trazendo a história emocionante de Bella, uma cachorrinha corajosa que fará de tudo para reencontrar sua família.
Na trama, acompanhamos Lucas (Jonah Hauer-King) um jovem estudante de medicina veterinária, que possui uma grande conexão com os animais e trabalha como voluntário em um hospital local. Certo dia, ele encontra gatinhos abandonados em um terreno baldio e os resgata. Junto, também estava um filhote de cadelinha, que Lucas decide levá-la para casa.
Dando-lhe o nome de Bella, uma cachorrinha especial que muda a vida de todos, principalmente de sua mãe, uma veterana que tenta superar os traumas da guerra. Contudo, eles precisam se mudar, e durante essa mudança, Bella acaba se perdendo. Ela é enviada para um abrigo, porém decide que precisa ir atrás deles, e sai em uma jornada para encontrar seus donos novamente.
Qual a raça de Bella?
Bella, foi interpretada por Shelby, uma cadelinha pitbull. A história foi baseada no livro de mesmo nome de W. Bruce Cameron, que trouxe uma cachorrinha de um abrigo de cães de rua no Tennessee, Estados Unidos. Inclusive, a protagonista do filme teve uma história de superação, até aparecer nas telonas dos cinemas.
Shelby foi encontrada numa lata de lixo bastante machucada, magra e faminta, em 2017, quando foi resgatada. Depois de alguns meses na ONG “Cheatham County Animal Control”, ela foi adotada e começou a participar de campanhas da própria organização, com intuito de arrecadar ração, brinquedos e camas para os outros cachorros que habitam o local.
A história vitoriosa de Shelby inspirou W. Bruce Cameron a escrever o livro, pois ficou bastante emocionado com a sua trajetória. Assim, para contar com a participação da cadelinha nas filmagens, Cameron garantiu que todos cuidados foram tomados, assim como os outros animais usados nas gravações:
“Todos se esforçaram para garantir que Shelby e outros animais fossem bem tratados. Todos da equipe recebiam três números para telefonar se vissem algo de errado e, inclusive, podiam fazer isso anonimamente para denunciar qualquer caso de maus-tratos. Toda vez que você vê Shelby fazendo algo complicado na tela é porque ela está ansiosa por carinho, guloseimas e brinquedos. Ela é mais que uma estrela de cinema. É um cachorro incrível”, afirmou Cameron.