Apesar de The Chosen ter se tornado um fenômeno dos últimos tempos, há alguns anos antes, parte da história de Jesus Cristo havia sido contada em uma minissérie de 2013. Criada por Mark Burnett, A Bíblia foi a segunda criação de sua carreira, ao lado de Roma Downey.
Exibida originalmente pelo canal History Channel, a produção se tornou um dos programas mais vistos de 2013 nos Estados Unidos, tendo alcançado no primeiro episódio uma audiência de 13,1 milhões de pessoas. No Brasil, A Bíblia teve seus direitos de exibição comprados pela Record.
Mesmo sendo considerada por Burnett como um dos trabalhos mais importantes de sua carreira, infelizmente a minissérie não está disponível para streaming em nenhuma plataforma de alcance nacional. Contudo, alguns capítulos fora de ordem podem ser encontrados no YouTube.
O sucesso de A Bíblia foi tão grande em sua época de lançamento que a minissérie rendeu 2 spin-offs, sendo eles o longa-metragem O Filho de Deus, focado na vida de Jesus Cristo e lançado em 2014, e a minissérie A.D. The Bible Continues, acompanhando os Atos dos Apóstolos.
Vale lembrar que a produção, que foi indicada para 3 prêmios Emmy nas categorias de melhor minissérie e melhor edição e mixagem de som, acompanha tudo desde a Gênesis até o Apocalipse, incluindo histórias como a Arca de Noé e o nascimento, morte e ressurreição de Jesus.
Mais sobre A Bíblia: trama e elenco da minissérie
Ao longo de cinco episódios, A Bíblia acompanha duas ou três passagens bíblicas, contadas através de interpretações e imagens computadorizadas. A série é baseada na Nova Versão Internacional e a Nova Versão Revisada da Bíblia e se inspira no Velho e Novo Testamento.
Optando por incluir atores menos famosos para evitar distrações, o elenco da minissérie conta com nomes como Diogo Morgado, Darwin Shaw, Roma Downey, Greg Hicks, Amber Rose Revah, Sebastian Knapp, Mohamen Mehdi Ouazanni e ainda conta com a narração do ator Keith David. Assista ao trailer de A Bíblia.