A banda alemã que criou o funk carioca, segundo Mr. Catra

Mr. Catra certamente foi um dos maiores nomes do funk carioca, entre diversos destaques do gênero. Começando sua carreira em meados da década de 90, Catra foi um dos mais conhecidos MC’s do estilo, mas estava muito longe de ser um dos precursores.

As origens do funk são muito diversas, com muitos creditando sua criação ao ícone do soul James Brown. Já outros associam sua criação definitiva ao grupo Afrika Bambaataa. Entretanto, para Catra, o verdadeiro criador do funk, da forma que o estilo que é conhecido até hoje, veio diretamente da Alemanha.

Em um vídeo publicado no canal da produtora Konzilla, o funkeiro credita a criação do gênero ao grupo de música eletrônica alemão Kraftwerk, fundado em 1970. Inclusive, muitas músicas do Afrika Bambaataa misturavam o hip hop com o som mecânico de samplers da banda originada em Düsseldorf.

Mas como a influência chegou ao Rio de Janeiro? Através de um nome: DJ Marlboro, que já tocava Kraftwerk nos bailes. Entretanto, a chegada do “Planet Rock” do Afrika Bambaataa fez muito mais sucesso, tornando-se o “marco zero do funk e da música eletrônica”.

É lógico que, com o passar dos anos, o funk, assim como outros gêneros musicais, ganhou novas ramificações, distanciando-se de seu passado. Mas ainda assim é interessante perceber como um grupo de música eletrônica europeu conseguiu ser tão influente para toda uma indústria musical.

Mais sobre Kraftwerk, a banda alemã creditada por Mr. Catra

O Kraftwerk foi formado pela dupla Ralf Hütter e Florian Schneider trabalhando ao lado de diversos outros músicos. O trabalho do grupo tornou-se um sucesso a partir de 1974 com o álbum Autobahn, principalmente graças à faixa título que se tornou um sucesso mundial.

image 230

Com o tempo, o Kraftwerk foi considerado tão influente quanto ou até mais que os Beatles por sua participação na música popular da segunda metade do século XX, devido a suas técnicas e equipamentos utilizados na produção de suas canções.

Schneider faleceu no dia 21 de abril de 2020 em decorrência de um câncer, tornando assim Hütter o único integrante original do grupo. O último álbum lançado pela banda foi Minimum-Maximum, de 2005, mas o Kraftwerk permanece fazendo apresentações ao vivo, além de ser reverenciado como grande influência na indústria musical até hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.